Cidades Rio Preto - SP
Marcelo Renato é empossado como novo diretor-presidente da Emcop
A cerimônia de posse contou com a presença do prefeito Coronel Fábio Candido, secretários municipais, vereadores e outras autoridades
14/01/2025 20h20
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

Na manhã desta terça-feira, 14/01, Marcelo Renato de Oliveira, assumiu oficialmente o cargo de diretor-presidente da Emcop (Empresa Municipal de Construções Populares). A cerimônia de posse, realizada na sede do órgão municipal, contou com a presença do prefeito Coronel Fábio Candido, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

A Emcop é responsável por estudar, gerir e executar os projetos de habitação popular no município, com a finalidade de diminuir o déficit habitacional.

O novo diretor-presidente assumiu o compromisso de continuar servindo à população. “Ao assumir a liderança da Emcop, me sinto honrado e desafiado a continuar trabalhando a serviço da nossa população, agora com um novo desafio, o de diminuir o déficit habitacional de São José do Rio Preto”, declarou Marcelo Renato.

Durante seu discurso, o prefeito destacou a confiança e admiração pelo novo gestor. “O Renato tem uma capacidade de dedicação às pessoas, que é fora do comum. E é isso que a gente tem procurado trazer para o nosso governo; ao invés de se servir das pessoas, temos por obrigação servir as pessoas”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que tem conhecimento dos problemas habitacionais do município e, diante disso, a grande missão da Emcop é trabalhar incessantemente, em parceria com a Secretaria de Habitação, Governo Estadual e Governo Federal, além de buscar parcerias com empresas público-privadas e iniciativas privadas, com objetivo de trazer empreendimentos de baixo custo para a cidade. 

A solenidade foi marcada por discursos que destacaram a importância social da Emcop.

Currículo

Marcelo Renato, nascido em Santo André, em 13/09/1971, é exemplo de dedicação e serviço à comunidade. Policial Militar da reserva, ele construiu uma carreira baseada em valores cristãos e princípios pró-vida, demonstrando compromisso tanto na segurança pública quanto no envolvimento social e educacional.

Durante 17 anos, Marcelo Renato atuou na Base Comunitária localizada no Calçadão de Rio Preto, onde se destacou no policiamento da área central de São José do Rio Preto. Sua abordagem comunitária girava em torno da colaboração com a população local, incluindo moradores, comerciantes, comerciários e clientes. Essa interação visava identificar e resolver problemas como crimes, uso de drogas e a questão dos moradores em situação de rua, refletindo a essência do policiamento comunitário.

Além disso, sua participação ativa no Conseg Centro e em diversas campanhas solidárias, como a Campanha do Agasalho e de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, reforçam seu comprometimento com o bem-estar e a segurança da comunidade.

Formado em Pedagogia pela Uniceres, Marcelo Renato também se qualificou como instrutor de Curso de Formação de Condutores, tanto na parte prática quanto teórica, através do Sest/Senat. Sua formação pedagógica complementa sua capacidade de servir à comunidade, estendendo sua influência para além das fronteiras tradicionais da segurança pública.

Durante 12 anos, Marcelo Renato foi diretor da Associação de Cabos e Soldados do Estado de São Paulo, onde promoveu ações sociais em apoio a colegas necessitados. Participou ativamente de manifestações em São Paulo e Brasília-DF, como nas mobilizações pela PEC-300, lutando pelos direitos dos policiais militares por melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Sua liderança nessas causas demonstra um profundo compromisso com a valorização da classe policial e a melhoria das condições de trabalho.

Legado de serviço

Marcelo Renato é um nome associado a serviço comunitário, liderança e educação. Sua carreira na Polícia Militar e suas atividades de defesa de direitos e educação destacam um legado de impacto positivo e compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da sociedade.