Sexta, 10 de Janeiro de 2025
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo enfatiza importância do cuidado com a saúde mental durante abertura da Campanha Janeiro Branco

Na ação, um stand de vacinação com doses do calendário nacional, com as vacinas contra influenza, hepatite B, VIP, rotavírus, pentavalente, pneumo ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
10/01/2025 às 19h10
Governo enfatiza importância do cuidado com a saúde mental durante abertura da Campanha Janeiro Branco
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A chegada de um novo ano traz consigo a expectativa de recomeços, do bem-estar físico e emocional. Diante disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destacou a importância do cuidado com a saúde mental durante abertura da Campanha Janeiro Branco 2025, nesta sexta-feira (10), no Parque do Rangedor, em São Luís (MA). 

"A Campanha Janeiro Branco deste ano tem como missão reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. A gestão do governador Carlos Brandão tem priorizado investimentos na Rede de Atenção Psicossocial do Maranhão, ampliando os serviços e fortalecendo o cuidado. Juntos, vamos continuar a promover qualidade de vida e bem-estar para toda a nossa população", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Para celebrar a programação de abertura alusiva à campanha, foi ofertado Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como a auriculoterapia, assim como espaço para aplicação de ventosas e massoterapia, aula de zumba, bem como testes rápidos de HIV, Sífilis, entre outros.

Na ação, um stand de vacinação com doses do calendário nacional, com as vacinas contra influenza, hepatite B, VIP, rotavírus, pentavalente, pneumo – 10, meningo C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, DTP, dT, HPV, meningo ACWY, varicela e tetraviral.

Narciso Régis, de 51 anos, é agente de segurança pública e estava fazendo atividade física no Parque Rangedor quando soube da ação no local. "A Secretaria de Saúde está de parabéns em fazer essa campanha e de fazer esse serviço para a sociedade. Nós, da parte da segurança pública, precisamos muito. Hoje, eu faço com acompanhamento psicológico e procuro fazer exercício físico, assim como também os meus exames de rotina", comentou. 

Moradora da região, Selma Carvalho, de 37 anos, aproveitou a oportunidade para fazer consulta com nutricionista. "Eu achei maravilhoso porque é mais um incentivo para a gente cuidar da nossa mente e também do nosso corpo".

Também acompanharam a abertura da Campanha Janeiro Branco 2025 a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a superintendente de Epidemiologia da SES, Dalila Santos; o coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques; o coordenador da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Afonso Lopes; e o superintendente da Vigilância Sanitária do Estado, Edmilson Diniz.

Campanha

A Campanha Janeiro Branco é coordenada pelo Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES e neste ano de 2025 trouxe como proposta o tema “Sua primeira meta em 2025, é cuidar de você”. O objetivo é incentivar os municípios para que estes enfatizem junto à população a importância do cuidado com a saúde mental durante os 12 meses do ano.

Para isso, uma programação mensal foi elaborada e que deverá ser trabalhada nos territórios. Entre as propostas, estão "Saúde Mental e População Negra", "Saúde Mental da Mulher", "Saúde Mental e Ambiente de Trabalho", "Luta Antimanicomial, Juventude e Violência sexual", "Saúde Mental do Idoso", "Saúde Mental da Juventude Indígena", "Saúde Mental e Gênero", entre outras.

"A proposta da Secretaria de Estado é trabalhar na perspectiva de que saúde mental se constrói todos os dias. Nós precisamos pensar tanto na prevenção, como na promoção e no cuidado, respeitando as necessidades de cada pessoa. É preciso trabalhar o ano todo com diferentes temáticas, olhando para diferentes públicos, uma vez que a saúde mental também é uma forma de cuidar de todos", afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Paula Penha.

O Janeiro Branco faz destaque para a prevenção ao adoecimento psicoemocional, enfatizando ações de cuidado de forma integral. A campanha coloca em prática a Política Nacional de Saúde Mental, que compreende as estratégias e diretrizes adotadas para organizar a assistência às pessoas com necessidades específicas em saúde mental.

De acordo com dados do Sistema de Saúde Mental (SISMENTAL), tecnologia de informação que traça dados epidemiológicos dos usuários atendidos nestes centros, foram identificados 47.610 prontuários cadastrados. Entre os tipos de agravos mais registrados estão ansiedade e depressão.

Dados

Em 2023, foram 4.330 atendimentos para Ansiedade, contra 3.349 em 2024. Os casos de Depressão, em 2023, foram 1.888 atendimentos, seguidos de 1.165, no ano passado. Outro dado apontado pelo SISMENTAL são os casos de suicídios notificados em 2024. No ano passado foram registradas 401 ocorrências de suicídio no Maranhão e 1.567 de violência autoprovocada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários