Quarta, 08 de Janeiro de 2025
18°C 22°C
Brasília, DF
Publicidade

Retrospectiva 2024: Setur-MA oferta capacitações para a cadeia turística do Maranhão

Superintendência de Qualificação Profissional atingiu marca histórica de mais de 19 mil pessoas qualificadas.

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
07/01/2025 às 21h00
Retrospectiva 2024: Setur-MA oferta capacitações para a cadeia turística do Maranhão
- Superintendência de Qualificação Profissional atingiu marca histórica de mais de 19 mil pessoas qualificadas (Foto: Divulgação)

Em 2024, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) potencializou as ações de capacitação de mão-de-obra do setor turístico nos municípios maranhenses. Ao longo do ano, a Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA esteve presente em cidades que compõem os polos turísticos do Maranhão e bairros de São Luís com cursos direcionados para quem deseja trabalhar ou já empreende no segmento.

No total, foram ofertados, por meio do Programa “Mais Qualificação e Turismo”, 17 cursos gratuitos de qualificação profissional, sendo 14 realizados de forma presencial e três na modalidade à distância (EAD), totalizando 2.832 pessoas capacitadas. A carga horária das qualificações ofertadas variou entre 4h e 16h de duração.

Outro motivo que tornou o ano bastante significativo para o “Mais Qualificação e Turismo” foi alcançar a marca de mais de 19 mil pessoas qualificadas, desde o lançamento do Programa, em 2016.

Durante o ano, a Setur-MA intensificou também a oferta de cursos nos municípios que integram os nove polos turísticos maranhenses. Destaque para o Polo Lençóis e Delta, onde foram capacitadas, de janeiro a dezembro, mais de 600 pessoas, por meio das ações de qualificação profissional realizada pela equipe técnica da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta.

“Este ano, fechamos com os objetivos alcançados, no que diz respeito às capacitações. A Setur-MA reforça o compromisso com o desenvolvimento profissional e trabalha para poder proporcionar à população condições de aprimorar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços turísticos. As ações são no sentido de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva dos nossos destinos, apostando na mão de obra qualificada”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Os cursos de Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato, Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, Mídias Sociais para Promoção no Turismo e Qualidade no Atendimento foram os mais procurados e oferecidos em 2024.

Os cursos EAD foram ofertados em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), com capacitações voltadas para a área de Roteirização Turística, Turismo de Base Comunitária: Estratégias e Implementação, e ainda, Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, com carga horária de 40 horas, cada.

Outra importante parceria da Setur-MA que rendeu bons resultados no ano foi com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meo do Comitê de Diversidade do TJMA e o Coletivo Área T (TransBazar), que promoveu a capacitação profissional voltada para a população LGBTQIA+ nos municípios de São Luís e Raposa. Essa iniciativa inovadora garantiu oportunidades de desenvolvimento profissional ao mesmo tempo em que incentivou a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho.

A Setur-MA também fortaleceu o turismo com capacitações para Guardiões do Centro Histórico, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IEST), e contou com a participação de 20 profissionais selecionados pelo Projeto Patrimônio em Rede e os Guardiões da Cultura.

O lançamento do Mapeamento Turístico do Reggae Maranhense foi outra ação implementada pela Setur-MA, que teve como objetivo desenvolver políticas públicas e possibilitar qualificação direcionada para pessoas que trabalham diretamente no segmento artístico.

As capacitações ainda foram levadas para moradores da zona rural da capital. Entre as várias capacitações oferecidas, destaque para os cursos de "Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes", “Técnicas de Arrumação para Camareiras” e de “Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato”, com carga horária de 4 horas.

A diarista Silvia Regina Reis, uma das alunas capacitadas com o curso de “Técnicas de Arrumação para Camareiras”, ministrada para a comunidade do bairro Tibiri, revelou a satisfação com o aprendizado adquirido.

“Achei muito proveitoso e fiquei bastante satisfeita com o curso. Aprendi que precisamos, a cada dia, aprimorar o nosso conhecimento sobre as tarefas que precisamos executar. Espero que o aprendizado possa fazer com as minhas habilidades só aumentem”, revelou a diarista.

Projeto  Inovador

A Setur-MA iniciou as primeiras capacitações do Projeto “Trilhas de Saberes”, que ministrou cursos na comunidade quilombola Graça de Deus, no município de Mirinzal. Durante cinco dias, a equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional qualificou mais de 60 pessoas da comunidade com os cursos de Hospedagem Familiar: Cama e Café; Precificação e Vendas no Artesanato e Criação de Cardápio e Precificação.

O projeto inovador tem o intuito de fomentar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) e o Afroturismo, com o desenvolvimento das comunidades quilombolas, valorizando a cultura afro, história e tradições seculares.

Luara Farias, aluna do curso de Criação de Cardápio e Precificação, destacou a ação de capacitação desenvolvida pela Setur-MA na comunidade.

“Agradecemos de coração o apoio da Setur-MA aos moradores da comunidade, estimulando o conhecimento e a oportunidade de iniciar uma capacitação. Tenho certeza que, com o aprendizado dos cursos, iremos praticar e ter sucesso”, disse a aluna.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, ressaltou o número expressivo de mais de 19 mil pessoas qualificadas em oito anos e o sucesso do planejamento e das ações realizadas durante o ano.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado expressivo alcançado e também com a adesão e a participação da população nas capacitações. Entre as inúmeras ações realizada em 2024, destaco a parceria com a Uemanet, o Projeto “Trilha de Saberes”, com foco no trabalho de Turismo de Base Comunitária e, por fim, o mapeamento turístico do reggae. Todo o trabalho desenvolvido nos deixa contentes e certos de que estamos conseguindo cumprir com os objetivos traçados para o ano”, destacou o superintendente.

Castro também destacou as expectativas em torno do planejamento para 2025, bem como as metas, objetivos e estratégias para o próximo ano.

“O planejamento para 2025 é par garantir mais acesso aos cursos de qualificação profissional para as pessoas na área do turismo. Para isso, iremos facilitar para os alunos o acesso aos cursos na modalidade EAD, por meio de um cadastro simplificado na plataforma de ensino, sem limite de vagas e inscrições nos cursos ofertados”, frisou.

“Além dessas ações, iremos intensificar as capacitações em Turismo de Base Comunitária nas comunidades tradicionais, com o intuito de atender um número maior de pessoas e buscar parcerias para execução das atividades. Também iremos concentrar esforços nos trabalhos de Mapeamento Turístico do Reggae maranhense em todos os polos turísticos do estado, com o objetivo de realizar um levantamento de pessoas que trabalham com o segmento e desenvolver políticas públicas para a categoria”, finalizou Antônio Castro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários