Agência Assembleia
A presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Rosângela Martins, alertou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (2), sobre o mercado de trabalho para 2025 e destacou o papel do organismo.
“É um Conselho vinculado ao sistema de geração de trabalho e renda, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Trabalho do Estado, com a participação de iniciativa privada, dos trabalhadores e do Poder Público. É um colegiado tripartite e a ideia é justamente que a política do trabalho aconteça. Então, são vários setores desde a intermediação no mercado até a qualificação desse trabalhador”, explicou.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a especialista também disse que pesquisas têm mostrado crescimento na área de serviço, com destaque para os ramosa da gastronomia e da beleza, em São Luís.
“A gente tem acompanhado esse crescimento a partir das escutas da Secretaria do Trabalho e dos empresários, de crescimento do mercado de trabalho no Maranhão. Há um movimento de crescimento em vários segmentos com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, em Balsas, com o agronegócio. Já na capital, cresceram muito as áreas da gastronomia e da beleza. A área de serviços tem crescido bastante também e a demanda é muita por mão de obra com carteira assinada ou temporária”, enfatizou Rosângela Martins.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o mercado de trabalho no Brasil em 2025 apresenta perspectivas promissoras e estudos apontam que 44% das empresas planejam abrir vagas permanentes no próximo ano, enquanto 32% preveem ampliar contratações temporárias para projetos de até seis meses.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube