Sábado, 04 de Janeiro de 2025
18°C 24°C
Brasília, DF
Publicidade

“Café com Notícias” aborda cuidados emocionais para garantir saúde e menos estresse no ano novo

Psicóloga Karlene Fonseca disse ser importante adaptar os planos à realidade e que estabelecer metas irreais pode ser prejudicial à saúde emocional

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
02/01/2025 às 14h20
“Café com Notícias” aborda cuidados emocionais para garantir saúde e menos estresse no ano novo
Jornalista Elda Borges conversa com a psicóloga Karlene Fonseca, no programa ´Café com Notícias', da TV Assembleia

Agência Assembleia

O programa “Café com Notícias”, apresentado pela jornalista Elda Borges, abordou nesta quarta-feira (01) um tema crucial para o início do ano: os cuidados emocionais para enfrentar 2025 com saúde e menos estresse. A edição contou com a presença da psicóloga Karlene Fonseca, que trouxe reflexões valiosas sobre metas, sonhos e os desafios emocionais enfrentados ao longo do ano.

Na abertura do programa, que é veiculado de segunda a sexta-feira pela TV Assembleia, Elda destacou o costume de refletir sobre o ano que passou e planejar o futuro. “Quase todo mundo entra naquela de fazer uma reflexão sobre o que conquistou, o que deixou para trás e a listinha de coisas que a gente fez lá no início do ano. Mas, e se a gente não cumpre? O que acontece com nossas propostas de ano novo?”, questionou a apresentadora, trazendo à tona um tema que ressoa com muitos espectadores.

Karlene Fonseca explicou que estabelecer metas irreais pode ser prejudicial à saúde emocional. “Às vezes colocamos metas que já sabemos que não vamos cumprir. São metas fadadas ao fracasso”, observou a psicóloga, ressaltando a importância de adaptar os planos à realidade de cada um. Segundo ela, a linguagem dessas metas também é relevante: “Em vez de dizer que vai ler 50 livros, que tal dizer que vai ler mais livros? Assim, você se ajusta às suas possibilidades sem cobranças excessivas”, frisou.

O programa também destacou o impacto da pandemia na saúde mental. Karlene mencionou que o período trouxe um aumento significativo na busca por ajuda psicológica, mas também revelou um preconceito ainda existente em relação à terapia. “A pandemia fez muitas pessoas entenderem que não conseguimos tudo sozinhos, mas ainda há quem diga que não precisa de ajuda porque acha que isso é fraqueza”, comentou a psicóloga.

Encerrando a conversa, Karlene reforçou a necessidade de aceitação e cuidado. “A vida é cheia de variáveis que não estão sob nosso controle. Às vezes, o melhor que podemos fazer é apenas sair da cama e nos vestir. E tudo bem. Precisamos nos permitir momentos de pausa e buscar ajuda especializada quando necessário”, concluiu.

Com essa mensagem inspiradora, o “Café com Notícias” reforçou a importância de priorizar a saúde emocional para aproveitar ao máximo o ano que se inicia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários