Turismo Turismo

Atividade turística cresce mais em Minas do que a média nacional em 2024

Indicadores do IBGE consolidam o desenvolvimento do segmento no estado, referência nos últimos anos no Brasil

26/11/2024 às 15h31
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Cezar Félix / Divulgação
Cezar Félix / Divulgação

Minas Gerais consolidou a posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, de acordo com indicadores recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam que a atividade cresceu 506% a mais no estado do que na média do Brasil, em 2024.

Os números revelam o crescimento contínuo do turismo em Minas, nos últimos dez anos, e a liderança do estado nos últimos três anos. Desde 2022, Minas Gerais assumiu a ponta do crescimento da atividade turística entre os estados das regiões Sul e Sudeste, e, desde 2023, destaca-se como referência em todo o Brasil.

De janeiro a agosto, o estado apresentou variação acumulada de 9,1%, ao passo que a média nacional foi de 1,5%. Considerando apenas o mês de agosto, Minas teve crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o desempenho brasileiro ficou em 2,6%.

Os números são do Índice de Atividades Turísticas (IATUR), do IBGE, e estão no mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) .

"Estamos orgulhosos de ver Minas Gerais se destacando no turismo nacional. Esses números refletem nossos esforços em promover o estado como um destino diversificado e acolhedor. Continuaremos investindo em infraestrutura e em iniciativas que valorizem nossa cultura e nosso povo", afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
 

[Post Instagram]


Geração de empregos

O relatório também mostra que, até agosto, houve crescimento de 9,75% no número de trabalhadores do setor turístico em relação ao início da série histórica, em janeiro de 2023. Minas Gerais possui 432.078 pessoas com carteira assinada atuando no segmento.

Os dados, retirados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam ainda a criação de 2.193 empregos, apenas em agosto de 2024. O segmento de alimentação foi o que mais contribuiu, gerando saldo de 1.627 novos postos de trabalho. Até agosto, o turismo fez surgir cerca de 13 mil empregos em Minas Gerais.

Movimento

Mais de 4,5 milhões de passageiros desembarcaram em aeroportos mineiros, entre janeiro e agosto de 2024, número 10,7% acima do mesmo período do ano passado. O mês de agosto registrou 632.935 desembarques no estado, superando em 16,3% o registrado no mesmo mês de 2023 e, em 13,6%, o fluxo de agosto de 2019, período pré-pandemia. Os principais estados emissores de fora de Minas foram São Paulo, Bahia e Rio.

A quantidade de turistas estrangeiros também subiu. Ao todo, 27.580 passageiros de voos internacionais pousaram em Minas apenas em agosto de 2024, um aumento de 44,1%, quando comparado a agosto de 2023, e de 2,3%, no comparativo com julho. Isso significa que, apenas até o oitavo mês de 2024, Minas já alcançou 95,3% do total de turistas internacionais recebidos em 2023. Os visitantes vêm principalmente do Chile (29,42%), Portugal (28,27%), Panamá (20,26%) e EUA (14,96%).

Esse crescimento é atribuído ao rico patrimônio histórico do estado, à diversidade cultural e às belezas naturais que atraem visitantes em busca de experiências autênticas. O incremento no número de passageiros nos aeroporto mineiros resulta de novas rotas aéreas e da ampliação de conexões internacionais. Essa expansão tem facilitado o acesso de turistas estrangeiros, contribuindo para a visibilidade global do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários