Geral Piauí

Imepi realiza verificação de radares na região Sul do Piauí

A vistoria acontece até a próxima quinta-feira, 28 de novembro.

26/11/2024 às 15h16
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI),  está realizando a verificação de radares de trânsito na zona Sul do Estado. A vistoria acontece até quinta-feira (28) nas cidades de São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Braz do Piauí, Anísio de Abreu, Jurema do Piauí e Floriano.

No Piauí,  os radares somente estão aptos a emitir multas de velocidade após a verificação metrológica feita pelos fiscais do Imepi. Além disso, os equipamentos devem estar com os certificados dentro do prazo de validade. Após a instalação do radar pelo órgão de trânsito competente, a verificação do aparelho é solicitada ao Imepi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Gilberto Alexandrino, fiscal do Imepi, explica que, primeiro, é feita a vistoria no equipamento e na documentação. Logo após, é realizada a aferição do radar através de um instrumento chamado cronotacômetro. Esse aparelho tem a finalidade de efetuar medições técnicas de distância, tempo e velocidade para aplicações que demandam alta precisão e confiabilidade. Serão realizadas várias passagens, de acordo com o tipo de verificação.

"Se aprovado, o radar é selado em todos os pontos descritos pela portaria de aprovação e, posteriormente, é emitido o laudo de ensaio e certificação. Em caso de reprovação no ensaio metrológico, o aparelho é enviado para reparação e outra checagem é marcada", acrescenta o fiscal.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários