Com o objetivo de capacitar os servidores estaduais para a implementação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), iniciou nesta semana o curso “eSocial para servidores públicos estaduais”, voltado especialmente para profissionais que atuam no setor de Recursos Humanos dos órgãos públicos estaduais. O curso prossegue até sexta-feira (29).
O eSocial é uma plataforma do Governo Federal que permite às empresas registar e enviar obrigações e eventos trabalhistas e previdenciários. A plataforma centraliza dados que anteriormente eram tratados de forma descentralizada, exigindo maior cuidado técnico por parte dos órgãos governamentais.
Segundo Jackson Ney Ramos Garcia, da Diretoria de Sistema de Gestão de Pessoas (DSP), a capacitação é essencial para os servidores se prepararem para as mudanças e conhecerem a ferramenta.
Atualização- “O eSocial é necessário para os servidores e órgãos públicos, pois reúne as informações previdenciárias, fiscais e trabalhistas que têm de estar corretas e seguirem as diretrizes de âmbito nacional, para quando o servidor precisar dos benefícios ele esteja com todas as suas informações atualizadas, assim será atendido mais rapidamente. A implementação do eSocial é uma mudança de rotina para os servidores, e o conhecimento técnico é necessário e obrigatório para adequar a forma com que os setores de Recursos Humanos dos órgãos do Estado trabalharão para cumprir as exigências do eSocial”, disse Jackson Garcia.
Para os servidores públicos, a iniciativa não só contribui para o aprimoramento profissional, mas também reforça a importância de práticas modernas e eficientes no setor de Recursos Humanos. O curso oferece aulas teóricas e práticas, simulando o uso do sistema e seu funcionamento para suprir dúvidas que podem surgir acerca do eSocial.
“Eu trabalho na Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e também com carteiras de contratos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e é muito importante para mim conhecer sobre as ferramentas de gestão. O eSocial eu já conhecia, mas o conteúdo do curso é bastante esclarecedor, e está tirando todas as minhas dúvidas sobre meu trabalho. Depois desse, pretendo me aprofundar em outros cursos relacionados para me auxiliar em outras atividades”, contou Luana Tapajós, auxiliar administrativa da Sefa.
A realização do curso reforça o compromisso do governo estadual com a qualificação do funcionalismo público e a eficiência da gestão administrativa. Aline Castro, contadora da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), disse que já é "familiarizada com o eSocial, pois quando comecei a trabalhar na Adepará já utilizavam. Mas meu conhecimento acerca disso era pouco. Com os cursos oferecidos pela Seplad, eu tenho me aprimorado bastante e conheço mais sobre ele. É um curso muito bom. Eu elogio demais essa iniciativa”.