A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizou hoje (25) o Seminário de Apoio Técnico do SUAS e o Lançamento do Plano Estadual da Primeira Infância, em Teresina.
Com a participação de gestores e técnicos de assistência social dos 224 municípios do estado, o evento teve como objetivo principal capacitar os profissionais na execução de programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além disso, marcou o lançamento do Primeiro Plano Estadual da Primeira Infância, documento que traça metas estratégicas para o cuidado e proteção de crianças de 0 a 6 anos nos próximos 10 anos.
A secretária Regina Sousa destacou a importância do evento. "Essa oficina é importante para todos os técnicos e gestores. Temos aqui pessoas do Ministério para ajudar no treinamento e capacitação. Vamos focar principalmente nos municípios que ficaram atrás nas metas, e a capacitação será fundamental para apoiá-los."
O seminário promoveu debates sobre desafios e estratégias para implementar programas como Primeira Infância no SUAS/PCF, Procad-SUAS e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Jovina Sérvulo, assistente social de Teresina, ressaltou os ganhos proporcionados pelo evento. "Este evento traz uma atualização profissional sobre serviços, programas e projetos, além de orientar sobre como trabalhar os orçamentos direcionados a programas específicos, como o Procad-SUAS e o Criança Feliz. Isso qualifica as ações e facilita a transição nos municípios."
No evento também foi lançado o Plano Estadual da Primeira Infância, desenvolvido de forma participativa ao longo de sete seminários descentralizados realizados entre junho de 2023 e abril de 2024, envolvendo 2.237 técnicos e gestores de diversas áreas, como saúde, educação e assistência social.
Segundo Janaína Mapurunga, superintendente de Assistência Social da Sasc, o governo estadual prioriza a primeira infância como parte de sua estratégia de desenvolvimento. "O plano propõe um planejamento de 10 anos para ações estratégicas nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança alimentar. Queremos proteger nossas crianças, garantindo um futuro melhor para o público de 0 a 6 anos."