Educação Piauí
Cinema na Escola: estudantes do Premen Norte aprendem técnicas de som
O projeto atende 220 estudantes do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.
25/11/2024 16h17
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

O Projeto Cinema na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está na reta final no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Premen Norte, em Teresina. Alunos do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo participaram da penúltima aula, dedicada à captação e mixagem de som, ministrada pelo instrutor Lennon Furtado.

Durante a atividade, os estudantes aprenderam a equilibrar diálogos, efeitos sonoros e trilhas, compreendendo o papel do som na narrativa cinematográfica. A turma também analisou a mixagem do curta-metragem Cinara, produzido e gravado pelos próprios alunos como parte do curso.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A diretora do curta, Evellyn Reis, estudante da 1ª série do Ensino Médio, relatou a experiência na mixagem. “Aprendi a editar, colocar efeitos especiais e trabalhamos nas primeiras cenas do filme. Editamos sons de passos, passarinhos, coisas que parecem pequenas, mas fazem toda a diferença na montagem final”, explicou.

Evellyn destacou que o curso uniu ainda mais a turma. “Estamos tendo contato com equipamentos e tecnologias que não conhecíamos. As aulas são bem completas, está sendo maravilhoso participar do projeto. Além disso, aprendemos a trabalhar em equipe e a melhorar nossa comunicação”, acrescentou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Cinema na Escola envolve os alunos em todas as etapas da produção audiovisual, oferecendo experiências práticas fundamentais para o setor. O projeto atende 220 estudantes do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância da iniciativa. “O projeto permite que os alunos vivenciem todas as etapas da produção cinematográfica, desenvolvam habilidades técnicas alinhadas à realidade do setor e estimulem criatividade e protagonismo juvenil”, finalizou.