Educação Acre

Escola do Amazonas apresenta trabalho na décima mostra Viver Ciência

A décima edição da mostra Viver Ciência, que acontece nas dependências da escola estadual Armando Nogueira, este ano, extrapolou os limites do esta...

22/11/2024 às 19h38
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A décima edição da mostra Viver Ciência, que acontece nas dependências da escola estadual Armando Nogueira, este ano, extrapolou os limites do estado. Um trabalho de uma escola de Boca do Acre, no Amazonas, faz parte dos 162 que estão sendo apresentados.

A escola amazonense participante da mostra Viver Ciência é o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elias Mendes da Silva e o trabalho apresentado é o “Uso do saber popular na produção da rapadura para o aprendizado de química nas separações de mistura”.

Alunos de escola do Amazonas apresentaram trabalho na mostra Viver Ciência. Foto: Stalin Melo/SEE
Alunos de escola do Amazonas apresentaram trabalho na mostra Viver Ciência. Foto: Stalin Melo/SEE

O trabalho é coordenado pela professora Josina Barros de Queiroz, apresentado pelos alunos de ensino médio Davi Lucas Ydarra Venâncio, Caroline Pereira de Souza Apurinã, Isabely Cruz de Souza e Izabelly Viana da Silva.

De acordo com o aluno Davi Lucas, o trabalho tem a ver com o conhecimento científico, mas também com o saber popular. “É um elo entre o conhecimento científico e o entendimento empírico, pois precisamos valorizar a cultura popular”, disse.

A rapadura, segundo ele, tem cinco etapas de produção. A primeira é a retirada da cana, chamada de catação; a segunda é tirar as impurezas externas para colocar no engenho; a terceira é a filtração, para tirar as impurezas internas; a quarta é a evaporação, quando se coloca o caldo em um tacho até se transformar em melaço; e a quinta etapa é cristalizar e colocar em uma fôrma.

Trabalho é um elo entre o conhecimento científico e o saber popular. Foto: Stalin Melo/SEE
Trabalho é um elo entre o conhecimento científico e o saber popular. Foto: Stalin Melo/SEE

Para o aluno Davi Lucas, apresentar um trabalho na mostra Viver Ciência tem sido um grande aprendizado. Ele reconhece as dificuldades, como a questão do transporte e também a mobilidade em Rio Branco, mas destaca que a experiência tem sido positiva. “É um projeto inovador e a gente tem a possibilidade de conhecer outras pessoas”, disse.

A aluna Caroline Pereira Apurinã também destaca a importância de apresentar o trabalho na mostra Viver Ciência. “Está sendo um aprendizado muito importante e a gente acaba incentivando outras pessoas, pois é fundamental valorizar a cultura local”, afirmou.

The post Escola do Amazonas apresenta trabalho na décima mostra Viver Ciência appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários