Geral Maranhão
Hospital Carlos Macieira recebe certificado de Acreditação Nível 2 da ONA
Para conquistar a certificação, que tem validade de dois anos, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estrut...
22/11/2024 15h53
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

O governo do Maranhão recebeu mais um reconhecimento importante para a rede pública estadual de saúde. O Estado agora é o primeiro da região Nordeste a contar com um hospital público de Alta Complexidade com certificado de Acreditação Nível 2 – Acreditado Pleno, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo de qualidade foi conferido ao Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM) na quinta-feira (21).

Em 2022, o HCM já havia se tornado o primeiro hospital público de Alta Complexidade do Nordeste com certificado de Acreditação Nível 1 pela ONA. Com a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde a unidade avançou e conseguiu a certificação Nível 2.

O diretor geral da unidade, Edilson Medeiros, explicou como se deu o processo de certificação. “Começamos lá em 2022, com toda a parte documental e após as avaliações, em fevereiro de 2023, conseguimos a cerificação Nível 1, que é a Acreditado. Este nível se refere à segurança dos pacientes. Seguimos durante dois anos com a melhoria de todos esses processos e desde março deste ano passamos a atender dentro dos critérios necessários para obter a certificação Nível 2, que é o Acreditado Pleno”, informou.

Ainda segundo Edilson Medeiros, a certificação Nível 2 avalia todos os processos do hospital. “A equipe da ONA visitou o HCM em outubro deste ano para fazer as avaliações para verificar se as ações de todos os setores são integradas. Então, o Nível 2 é um upgrade do Nível 1. O objetivo agora é conseguir a certificação final, Nível 3, que é de Excelência”, informou.

A certificação Nível 2 é dada para unidades de saúde que cumprem ou superaram, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos requisitos CORE, amlém de cumprirem ou superarem, em 80% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, e os requisitos CORE.

Para conquistar a certificação, que tem validade de dois anos, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. 

O processo de certificação do HCM teve início em 2022 com a elaboração de um plano de ação, a partir da implantação de novos protocolos assistenciais e um novo organograma. Em seguida, todos os colaboradores, núcleos e equipes foram treinados para atingir a excelência no cumprimento dos indicadores exigidos pela ONA.

“Continuamos buscando a excelência do serviço oferecido pela a rede estadual de saúde à população do Maranhão para que a gente possa, em 2026, consegui a certificação Nível 3, de Acreditado com Excelência, que é a última etapa do processo”, assinalou Edilson Medeiros.

Hospital Carlos Macieira


O HCM é referência em assistência de alta complexidade em São Luís. O atendimento multiprofissional é um diferencial que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. 

Com 2.200 funcionários (diretos e indiretos), a unidade conta com mais de 37 especialidades. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.