Educação Educação

Escola cearense finalista no Prêmio Respostas para o Amanhã precisa de votos para vitória

O projeto “E-Vision: Transformando a Educação Com Tecnologia Inclusiva”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP)...

22/11/2024 às 13h08
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O projeto “E-Vision: Transformando a Educação Com Tecnologia Inclusiva”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, chegou à etapa final do Prêmio Respostas para o Amanhã (Solve for Tomorrow), na categoria Júri Popular. Para ser premiada, a iniciativa cearense precisa receber votos por meio do site do certame. Ao abrir a página, é necessário descer até o ponto em que se encontra um vídeo com o título do trabalho, conforme a imagem abaixo. A votação permanecerá aberta até o dia 29/11/2024.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O “E-Vision” busca contribuir para que pessoas com deficiência visual permaneçam na escola e possam dar seguimento à formação educacional. Para conseguir cumprir este propósito, a equipe desenvolveu um protótipo de óculos que utiliza visão computacional para facilitar a leitura de textos impressos. O grupo é formado por quatro alunas e um aluno da segunda série do curso técnico em Redes de Computadores.

O aparelho informa ao usuário o que está acontecendo de forma detalhada e ainda pode tirar fotos do ambiente e de elementos específicos, além de informar data, hora e a localização em território nacional.

O professor de Robótica Francisco Rodrigo Castro Pereira, orientador da equipe, explica que o projeto nasceu da necessidade de criar ferramentas e equipamentos de acessibilidade aos alunos com deficiência visual, oferecendo um suporte efetivo e prático para inseri-los nas atividades acadêmicas e na sociedade como um todo.

“Tivemos um ex-aluno que teve dificuldades em relação aos materiais pedagógicos, devido a uma deficiência visual. Isso nos fez pensar em uma solução que possibilitasse a leitura de ambientes, para que esses alunos se envolvessem nas atividades práticas em sala de aula sem depender de um colega para compartilhar o que está acontecendo. O E-Vision também lê materiais impressos, conteúdos escritos na lousa ou apresentados em projeções”, acrescenta.

Concebido a partir da linguagem de programação Phyton, o protótipo está atualmente em fase de experimentação. Para isso, a equipe tem realizado testes com pessoas voluntárias que têm alguma deficiência visual, a fim de receber feedbacks e aplicar possíveis melhorias. Durante o processo, os alunos participam de mentorias junto à equipe do Solve For Tomorrow para receber mais avaliações sobre o projeto, a fim de desenvolvê-lo da melhor maneira. A ideia dos alunos é que a solução seja validada e disponibilizada nas demais escolas da região, levando educação inclusiva para estudantes de todo o Ceará.

O evento de premiação, que revelará os projetos vencedores, ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro.

Solve for Tomorrow Brasil é uma iniciativa global da Samsung que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.

*Com informações da Samsung Newsroom Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários