Nos dias 21 e 22 de novembro, a ECI João Rogério Dias de Tolêdo, localizada na cidade de Assunção (6ª GRE), promove a 4ª edição do JRDT Comic Con, destacando a Consciência Negra como tema central. O evento, que já se consolidou como referência em cultura pop e geek, visa não apenas entreter, mas também fomentar o letramento racial e a valorização da diversidade.
A programação inclui palestras, mesas redondas, apresentações culturais e atividades interativas como jogos de tabuleiro, videogames e concursos artísticos, envolvendo toda a comunidade escolar. Adenildo Pereira Guedes, gestor da escola, explica que o evento consolida um trabalho de conscientização nos estudantes protagonistas voltados a replicabilidade dos valores humanos. “Isso tudo promove o respeito mútuo ao outro em seus espaços em todas as áreas da vivência conforme as Leis que reafirmam os deveres e direitos para uma sociedade saudável”, destaca o gestor.
Um dos pontos altos é a mesa redonda “Cultura Pop, Esporte e Consciência Negra”, com participação de estudantes da UFCG e ex-alunos da escola, além da palestra “A Voz da Resistência: Histórias e Desafios das Pessoas Negras no Brasil”, ministrada pela historiadora Gislaine Fernandes. O evento também tem performances artísticas. Professores das áreas de Humanas e Matemática uniram esforços para organizar as atividades, enfatizando a colaboração e o engajamento no tema.
O professor Waschington Guedes, coordenador da área de Ciências Humanas e coordenador geral do evento, conta que essas atividades impactam positivamente na compreensão do letramento racial para que os estudantes possam desenvolver habilidades de analisar criticamente questões raciais, étnicas, culturais e a própria diversidade cultural. “Outro objetivo que temos com o evento relacionada a cultura Pop é trabalhar habilidades socioemocionais dos alunos, principalmente os mais tímidos e que possuem dificuldade de socialização mas que gostam de animes, jogos digitais filmes”, explica.
Dentro da programação, o JRDT Comic Con lança ainda o concurso de desenho “Multiverso Negro - Desafio de Releituras”, desafiando os participantes a reimaginar personagens geek e otaku sob uma perspectiva negra. A proposta reflete a essência do evento: celebrar a representatividade e fortalecer o reconhecimento das contribuições negras na cultura e na sociedade. Todo o evento é aberto ao público e reforça o compromisso da escola com educação, inclusão e consciência social.
O professor Waschington destaca que foram mais de 6 meses de planejamento dos professores das áreas de Ciências Humanas e Matemática e que nada teria acontecido sem o engajamento dos próprios alunos. “Tivemos mais de 30 alunos inscritos para serem monitores do evento, isso evidência o protagonismo dos nossos alunos, a autonomia e que são solidários com a pauta antirracista”, destaca.
A abertura do evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Márcio Oliveira, dos vereadores João de Pazin, Vitor de Bal, a secretária de Cultura e Esportes Danielma Oliveria, a secretária de Ação Social Glìcia Cristina, a secretaria de Saúde Vanuza Oliveira e o secretário de Transportes Wamberto Oliveira, além do conselho tutelar e gestores de escolas do município.