Educação Acre
Escolas rurais de Rio Branco apresentam trabalhos na Mostra Viver Ciência
As instituições de ensino rurais de Rio Branco também têm seu espaço na 10ª edição da Mostra Viver Ciência, que este ano é realizada na Escola de E...
22/11/2024 10h39
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre

As instituições de ensino rurais de Rio Branco também têm seu espaço na 10ª edição da Mostra Viver Ciência, que este ano é realizada na Escola de Ensino Integral Armando Nogueira, na capital. Entre esses estabelecimentos, estão as escolas Dr. Augusto Monteiro e a Manoel Tiago Lindoso.

A Augusto Monteiro está localizada na região do Ramal do Belo Jardim III e o trabalho apresentado pelos alunos denomina-se “Reciclagem: fabricação de papel-semente por meio do ensino lúdico de educação ambiental”, coordenado pela professora Rayala Vidal.

Professora Rayala Vidal com seus alunos, da Escola Augusto Monteiro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo a professora, a importância do trabalho é mostrar à sociedade a importância de se reciclar materiais. Como exemplo, cita a ocasião em que se recebe um convite e se joga o material no lixo. “Como o papel é feito com semente, é possível reciclar e tornar o ambiente sustentável”, destaca.

O estudante Bernardo da Silva explica o processo para a produção do papel-semente. “A gente pega restos de livros, coloca em uma bacia com água, rasga e coloca em um liquidificador. Depois, joga as sementes e por fim coloca no sol para secar”, diz.

Professor Geovane do Nascimento: “Protagonismo dos jovens na preservação da Reserva Chico Mendes”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já a Escola Manoel Tiago Lindoso, localizada no Ramal do Riozinho do Rola, no km 7 da Estrada Transacreana, levou para a Mostra Viver Ciência o trabalho “Arte para adiar o fim da Reserva Chico Mendes: cultura de preservação também é educação”. O trabalho é coordenado pelo professor Geovane do Nascimento.

O docente explica que o objetivo do trabalho é falar sobre o protagonismo dos jovens na resistência da Reserva Chico Mendes à luz do pensamento do ativista ambiental Ailton Krenak, que lançou, em 2019, o livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo . “Todo ano a gente assiste a uma diminuição da reserva e os jovens são parte dessa resistência de luta”, explica.

The post Escolas rurais de Rio Branco apresentam trabalhos na Mostra Viver Ciência appeared first on Noticias do Acre .