Geral Maranhão
Pages participa de Seminário sobre Proteção e Gestão Territorial no Mosaico Gurupi
O seminário, que teve início na última terça-feira (19), se estende até esta sexta-feira (22), na Aldeia Maçaranduba, na Terra Indígena Caru, em Bo...
21/11/2024 19h32
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), participa do seminário "Trilhando Ações Estratégicas de Proteção e Gestão Territorial do Mosaico Gurupi". O seminário, que teve início na última terça-feira (19), se estende até esta sexta-feira (22), na Aldeia Maçaranduba, na Terra Indígena Caru, em Bom Jardim (MA).

De acordo com o secretário da SAF, Bira do Pindaré, o seminário é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a proteção ambiental, a valorização das culturas indígenas e o desenvolvimento sustentável no Mosaico Gurupi, um território vital para o equilíbrio ecológico e a preservação da Amazônia. A SAF, por meio do Pages e em parceria com o FIDA, atua diretamente para fortalecer a gestão desses territórios, garantindo segurança alimentar e promovendo a restauração ambiental com base nas demandas das próprias comunidades indígenas.  

"Essa troca de saberes entre lideranças, instituições e parceiros é essencial para construirmos estratégias sólidas e alinhadas aos desafios atuais. Reforço que estaremos sempre ao lado dos povos originários, que são os verdadeiros guardiões da floresta, para proteger e transformar suas terras em espaços de vida, resistência e prosperidade para as futuras gerações", destacou.

Com o objetivo de fortalecer estratégias de proteção territorial e conservação ambiental, o seminário reúne lideranças indígenas, guardiões e guerreiras da floresta, brigadistas, representantes de instituições públicas e parceiros estratégicos. O foco principal é o Mosaico Gurupi, um dos maiores conjuntos de áreas protegidas do país, que abrange as Terras Indígenas Arariboia, Rio Pindaré, Caru, Awá, Alto Turiaçu e Alto Rio Guamá.

Para Mariana Nóbrega, coordenadora-geral do Pages, o seminário representa uma oportunidade única de promover debates profundos junto aos povos originários. “O evento é um importante espaço para discutir a proteção e gestão dos territórios. Por meio do Pages, atuaremos diretamente em cinco terras indígenas aqui representadas. Nosso compromisso tem sido constante em ouvir as comunidades e trabalhar de forma alinhada com suas necessidades, fortalecendo a proteção territorial por meio da restauração ambiental e da segurança alimentar”, destacou.

O evento é organizado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e pela Associação Guajajara Wirazu da Terra Indígena Caru, em colaboração com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) e a Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA). A iniciativa contou ainda com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O seminário destacou a importância da colaboração entre comunidades indígenas, instituições públicas e parceiros internacionais para garantir a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento sustentável das terras indígenas da região. O seminário conta ainda com lideranças, comunicadores, jovens, anciãs e anciões.