Geral Paraíba

Ações desenvolvidas pela Saúde da Paraíba impulsionam municípios a receberem o Selo Unicef

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, nesta quinta-feira (21), da entrega do Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas pa...

21/11/2024 às 16h46
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, nesta quinta-feira (21), da entrega do Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) que reconhece os municípios com avanços nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. Na agenda, foram destacadas as ações realizadas pela Saúde que impulsionaram as cidades paraibanas a melhorarem os indicadores, como vacinação e combate a violência infantil, no período entre 2021 e 2024.

O Selo Unicef é concedido aos municípios que conseguiram melhorar, no período de quatro anos, mais do que a média nacional em diferentes áreas, principalmente, imunização, educação e proteção contra as violências. Na edição atual, a Paraíba figura um dos melhores resultados desde a criação do selo. O Estado passou de 33 municípios certificados na edição 2017-2020 para 88, um crescimento de 166% em relação à edição anterior.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, a parceira entre Estado e municípios foi fundamental para o alcance dos resultados positivos que impactaram de forma positiva a vida das crianças e adolescentes paraibanos. “Nós temos importantes iniciativas que, junto aos municípios e seus gestores, conseguiram proporcionar condições para a execução das ações dentro dos seus territórios, como o programa Vacina Mais Paraíba que concede 500 reais de incentivo a todas as salas de vacinas do Estado que batem a meta vacinal. Temos também a Caravana Rede Cuidar, que leva atendimentos em telemedicina para toda a rede estadual de saúde, com cuidados especializados. Além disso, estamos intensificando investimentos e reformas na nossa Rede Materno-Infantil para contribuir ainda mais com a redução da mortalidade de crianças e mulheres em todo o estado”, explicou.

Na Paraíba, outro projeto que tem levado apoio aos 223 municípios é o Reap Quali. Através dessa iniciativa, Apoiadores Institucionais consolidam estratégias voltadas à Saúde da Família, onde são definidas ações de articulação com as gestões municipais. Este projeto possibilita a alocação de profissionais da Atenção Primária nas regiões de Saúde. Com o Reap Quali são constituídas ferramenta para o planejamento e a execução de ações nos territórios paraibanos, com o intuito de qualificar o cuidado em saúde ofertado a toda população.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância está presente em 190 países. A maior estratégia do Fundo no Brasil, é o selo Unicef, que está no seu 25º ano. A chefe do escritório da Unicef para Paraíba, Pernambuco e Alagoas, Verônica Bezerra, reforçou que o maior objetivo da certificação é reconhecer e destacar as ações e projetos destinados ao cuidado das infâncias e das adolescências.

“Nos estados brasileiros nós desenvolvemos, junto com parceiros, planejamentos multissetoriais para que as crianças e os adolescentes em cada município possa estar melhor recepcionados num conjunto de políticas que garante todos os seus direitos. Aqui na Paraíba, no campo da saúde, fizemos um trabalho intenso treinando equipes para que pudéssemos avançar sobretudo na cobertura vacinal, mas não só nisso, a cobertura nutricional adequada de igual modo. Tivemos um programa importantíssimo de lavagem de mãos desenvolvidos em parceria com a saúde nas escolas e a busca ativa identificando causas do afastamento escolar, como o adoecimento mental e gravidez precoce”, destacou.

Os municípios que receberam o Selo Unicef na Paraíba, foram: Água Branca, Alagoa Nova, Alhandra, São João do Rio do Peixe, Aparecida, Araruna, Areia, Aroeiras, Baia da Traição, Baraúna, Barra de Santana, Barra de Santa Rosa, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Igaracy, Borborema, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cubati, Cuité, Curral Velho, Damião, Dona Inês, Duas Estradas, Emas, Esperança, Frei Martinho, Gurinhém, Ingá, Itaporanga, Jacaraú, Jericó, Junco do Seridó, Juripiranga, Juru, Lagoa Seca, Lucena, Mãe d’Água, Malta, Marizópolis , Mogeiro, Montadas, Monte Horebe, Monteiro, Natuba, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Ouro Velho, Patos, Pedra Branca, Pedras de Fogo, Picuí, Pocinhos, Poço Dantas, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Pedro Régis, Riacho de Santo Antônio, Rio Tinto, Santa Cruz, Joca Claudino, Santo André, São Bento, São Domingos do Cariri, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José do Sabugi, São Sebastião do Umbuzeiro, Serraria, Solânea, Soledade, Sossêgo, Sousa, Sumé, Tavares, Umbuzeiro, Vieirópolis.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários