Geral Maranhão

Segurança pública é reforçada nos polos comerciais do Maranhão com Operação Comércio Seguro

Ação ocorrerá até 4 de janeiro de 2025, com efetivo de 1.850 policiais e 580 viaturas, para garantir segurança a comerciantes e consumidores durant...

21/11/2024 às 13h55
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Secretaria de Segurança Pública lança Operação Comércio Seguro 2024 (Foto: Handson Chagas)
- Secretaria de Segurança Pública lança Operação Comércio Seguro 2024 (Foto: Handson Chagas)

Com objetivo de reforçar a segurança pública nos principais polos comerciais do Maranhão durante o período de festividades de fim de ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Comércio Seguro. As ações serão realizadas em paralelo ao policiamento ostensivo ordinário já executado pela Polícia Militar.

A operação está alinhada às iniciativas do Governo do Maranhão que promovem o lazer, o turismo e a economia. Combinada à instalação de decorações natalinas e programações especiais em cidades como São Luís, capital do estado, a ação reforça a segurança nos espaços públicos, tornando-os mais protegidos e acolhedores para a população.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, destacou que a ação visa garantir segurança a comerciantes e consumidores. “O foco principal dessa operação é a prevenção e a repressão, principalmente aos crimes de furto e roubo, visados pelos criminosos principalmente em razão do aquecimento do comércio, com o aumento do fluxo de pessoas transitando nos locais com mais dinheiro”.

Durante toda a Operação Comércio Seguro, que será executada até o dia 4 de janeiro de 2025, os policiais militares atuarão em diversas modalidades para garantir a segurança de lojistas e consumidores. Haverá policiamento a pé, motorizado e a cavalo, garantindo uma presença abrangente e estratégica, visando garantir tranquilidade. Serão 1.850 policiais e 580 viaturas a mais durante o período.

Na Grande Ilha, por exemplo, os policiais estarão em patrulhamento por áreas estratégicas para o comércio, como o Centro de São Luís, João Paulo, Cohab, Cidade Operária, Maiobão, imediações de shoppings, dentre outros comércios de bairros, tanto na capital quanto nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

“Vamos contemplar todas as áreas comerciais, sobretudo as de maior movimentação, porque neste período do ano há uma intensa movimentação de pessoas aqui e uma circulação maior de moeda”, explicou o comandante do Policiamento Metropolitano, Ilmar Gomes, que coordena o policiamento em toda a Grande Ilha.

No interior do estado a distribuição do efetivo da operação será realizada de forma estratégica. Os polos comerciais de maior fluxo terão equipes mais robustas. Os maiores polos são Bacabal, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Timon, entre outras grandes cidades.

Satisfação

Marcelo Castilho, proprietário de uma loja de cama, mesa e banho na Rua Grande, Centro de São Luís, demonstrou satisfação com o reforço na segurança. “É muito importante porque com o movimento a gente acaba perdendo o controle e ter quem acionar rapidamente em caso de ocorrência é bem melhor, muito mais seguro. Contar com a parceria da polícia é sempre muito”.

José Raimundo Sousa, vendedor ambulante, também disse que a intensificação do policiamento tem reflexo positivo para todos os trabalhadores que atuam como ele. “Eu acho muito bom pra gente pelo fato de ter uma segurança a mais. A gente se sente muito mais seguro com policiais em pontos estratégicos”.

A vendedora Thamires Carlos Araújo reconheceu a importância da operação. “Esse reforço traz uma segurança a mais pra gente e também para o consumidor. Esse período de final de ano é um período que tem muitas ocorrências, tem um certo perigo, então, traz uma segurança pra gente que anda por aí, sai tarde, chega cedo, e tanto na loja também onde o movimento está bem grande. Então, a gente se sente mais confiante em saber que a polícia está fazendo a nossa segurança”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários