Geral Tocantins
Adapec promove conscientização sobre saúde masculina em evento do Novembro Azul
Objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata
21/11/2024 12h41
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Tocantins

No mês de conscientização sobre a saúde do homem, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove evento sobre o Novembro Azul, na manhã desta quinta-feira,21, em Palmas. O objetivo é trazer a reflexão para a importância da prevenção do câncer de próstata, do diagnóstico precoce, promovendo saúde e o bem-estar.

A ouvidora setorial da Adapec, Mary Jane Abreu, explicou que a iniciativa visa incentivar os homens a priorizarem sua saúde, por meio de um diálogo aberto para contribuir com uma conscientização profunda alinhada às informações integradas que foram trazidas para discussões. “Juntamos o conhecimento com a interação destacando a relevância do autocuidado para manter a saúde em dia, com dinâmicas, um bate-papo aberto e esclarecedor”, avaliou.

O servidor da Adapec, José Miranda Júnior, ressaltou que o evento foi essencial para a quebra de tabus e incentivo a realização de exames periódicos. “O homem devido a sua rotina de trabalho negligencia a prevenção e vai deixando os cuidados para depois. Por isso, é muito importante o conhecimento e a conscientização, como essa”, afirmou.

A programação contou com a palestraPrevenção do Câncer de Próstata e Saúde Integral do Homemministrada pelo enfermeiro especialista em gestão e administração hospitalar, Aleikson Santos. A abordagem falou dos fatores de risco, prevenção, sintomas, diagnóstico precoce, bem como, esclareceu mitos e verdade sobre o exame de próstata.

No segundo momento, ocorreu aOficina de Saúde e Bem-Estarcom o fisioterapeuta, Clayton Pinto Bezerra Rocha, que também realizou uma série de atividades práticas sobre bem-estar, incluindo uma breve sessão de alongamento, exercícios de respiração e dicas de como reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

Parceiros

O evento contou com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO); Fisiotins e da Associação dos Inspetores de Defesa Agropecuária (Assindefesa).