Geral Maranhão
Funac certifica adolescentes em curso de Design de Sobrancelhas
A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Funac, com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), por meio do...
19/11/2024 14h08
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

Mais uma turma de socioeducandas da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) recebe certificados do curso Design de Sobrancelha. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Funac, com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), por meio do projeto de Formação Inicial e Continuada (FICs).    

A parceria com o Iema tem o objetivo de ampliar o acesso dos socioeducandos e socioeducandas à profissionalização e inserção no mercado de trabalho. “Trata-se de um investimento para gerar oportunidades aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, no que se refere a qualificação para futuro ingresso desses jovens no mercado de trabalho”, explicou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia. 

Ao todo, oito adolescentes do Centro Socioeducativo Florescer participaram do curso, que teve carga horária de 40h. De acordo com a diretora do Centro Socioeducativo Florescer, Míriam Machado, essa oferta de cursos profissionalizantes é mais uma das oportunidades para garantir a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos permitindo que as adolescentes desenvolvam habilidades necessárias para o mercado de trabalho com reconhecimento da certificação. “Esse curso de Designer de Sobrancelhas, em especial, foi muito importante, pois a área da estética e beleza está em alta, favorecendo atuação em vários espaços”, enfatizou. 

Qualificação

Desde 2018, a Funac conta com a parceria do Iema na oferta de cursos profissionalizantes a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em diversas áreas, tais como informática básica, pintor de obras, encanador, montagem e manutenção de computadores, manutenção de ar-condicionado, montagem e adequação de espaços net, manicure e pedicure (acrigel), dentre outros.

Segundo Sorimar Sabóia, são os próprios adolescentes que escolhem de qual qualificação irão participar. “Isso se dá a partir das aptidões e interesses dos grupos, voltados às suas realidades e com perspectivas de aplicação após o cumprimento da medida socioeducativa, o que garante maior engajamento e participação nas aulas”, finaliza.