Geral Legislativo - MS

Três escolas visitam ALEMS no Dia da Bandeira e aprendem sobre cidadania

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu membros de escolas estaduais em suas dependências na manhã desta terça-feira (19), e...

19/11/2024 às 13h53
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Escolas de Paranhos, Iguatemi e Aparecida do Taboado visitaram a ALEMS
Escolas de Paranhos, Iguatemi e Aparecida do Taboado visitaram a ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu membros de escolas estaduais em suas dependências na manhã desta terça-feira (19), em que também é comemorado o Dia da Bandeira. Alunos, professores e técnicos assistiram a sessão plenária e, em nome dos 24 deputados e deputadas, o presidente Gerson Claro (PP) agradeceu a visita.

“Com muita honra gostaria de receber os alunos e profissionais de todas as escolas, sejam bem-vindos à Casa da Democracia Sul-mato-grossense e Poder Legislativo, onde todas as leis e o exercício da cidadania acontecem plenamente”, ressaltou. O presidente ainda relembrou a data comemorativa, criada para marcar o fim do período imperial e início da República. “A bandeira é um símbolo junto com o hino e o selo nacional. É importante para nós ter esses símbolos respeitados e que sejamos sempre defensores dos ideais republicanos e pelo progresso da nação”, explicou Gerson Claro.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Visitantes do Ensino Médio da Escola Estadual Santiago Benites
Foto: Luciana Nassar

Paranhos

Acompanhando alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Santiago Benites, do município de Paranhos, o diretor Hélio José dos Santos agradeceu e disse ser momento importante. “Além de importante, é histórico para os estudantes, porque muitos deles nunca teriam a oportunidade de visitar aqui e foi um projeto desenvolvido para isso. Essa excursão é muito boa para eles”, considerou o diretor, que afirmou ainda que todos visitarão também o Bioparque Pantanal e a Governadoria.

O projeto chamado “Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania” foi criado pela professora Adriana Bronzim, que leciona Sociologia. Segundo a educadora, a proposta é aprofundar o estudo sobre os poderes, os tipos e formas de Governo e aprofundar a política, que vai além da questão partidária. “Pensei em desenvolver esse projeto para mudar a mentalidade dos alunos em relação à política, pois nós precisamos da política o tempo inteiro e é um tema muito amplo. A primeira impressão dos nossos jovens, que obtive na sala de aula, é uma imagem não muito boa. Então me levou a aprofundar, para mostrar que a política vai além disso, através das políticas públicas, dos benefícios, sem contar do pleno desenvolvimento do cidadão e se a política não vai bem, a culpa é de nós mesmos que não fizemos as escolhas certas”, ponderou.

Duas alunas do terceiro ano falaram com o Site Oficial. “A visita é muito interessante, porque quem quer estar na área algum dia consegue aprender como funciona o Parlamento, se interessando cada vez mais pela área”, ponderou Larissa da Cruz. “Muitas vezes os jovens olham para a política como algo que é só em ano de eleição e depois esquece. Então uma visita assim é importante para criar essa participação e apreço pela área e eu, particularmente, gosto muito dessa parte do Direito e das leis”, disse Júlia Leal.

Aparecida do Taboado

Na mesma manhã, o Poder Legislativo ainda recebeu a visita de alunos, professores e técnicos, da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, da cidade de Aparecida do Taboado, por meio do projeto Câmara vai à Escola.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Comitiva de Aparecida do Taboado
Foto: Razia Krug

O professor de Matemática e coordenador de Práticas Inovadoras, Diego dos Santos Galdino, disse que todos adoraram a visita. “Desmistificou a política, estão entendo mais, mudou um pouco  a mente deles”, considerou. O aluno Murilo Augusto Macedo, do 9º ano, disse que até pensa em trabalhar no Legislativo. “Pretendo voltar aqui, mas não como visitante, mas como funcionário. Não vou tirar o dia da memória. Achei muito bom entender como funciona as leis, como funcionam as coisas, achei até que é uma expectativa para um futuro melhor para quem prestou atenção”, declarou.

O presidente da Câmara de Aparecida, vereador Jucleber Bim disse que essa é a segunda edição do projeto. “Eles visitam a Câmara Municipal e depois trazemos em Campo Grande para visitar o Tribunal de Contas e a Assembleia. Isso traz um divisor de águas para os que participam. Da mesma forma que o vereador é visto como algo restrito, eles veem que existe uma extensão do município com as demandas que trazemos aos deputados estaduais, além do que somos sujeitos à fiscalização do Tribunal e que aqui na Capital também são resolvidas demandas do município”.

Iguatemi

A terceira visita foi da Escola Estadual Oito de Maio, do município de Iguatemi. Acompanhando os estudantes estava a professora de Artes, Gescleia Rodrigues da Luz Bueno. “Trouxemos os alunos para mostrar a importância da política para o país. Estamos aqui a convite do deputado Lidio Lopes [Patriotra] e todos estão amando”, destacou.

João Vitor Araújo, aluno do 3ª ano, disse que pretende ser vereador. “Foi muito importante saber como são discutidas as políticas públicas no Estado. Muitas vezes só veem as falas na internet, então aqui aprendi bastante, foi bem diferente ao vivo, então espero algum dia poder contribuir com o meu município também, meu sonho é ser político e essas visitas trazem conhecimento”, agradeceu.

Serviço

Se você também deseja trazer a escola onde estuda ou atua para uma visita ao Poder Legislativo entre em contato a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232. A ALEMS fica no Palácio Guaicurus, Bloco 9 do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários