Geral Maranhão
Segov avança nas reformas dos Iemas na capital e interior
As vistorias têm o propósito de identificar demandas para fazer os ajustes necessários e entregar obras com excelência à comunidade escolar.
19/11/2024 11h06
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) realizou nessa nesta segunda-feira, 18, uma série de vistorias às obras de reformas das unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Duas unidades que já estão com obras bastante avançadas são o Iema Pleno Rio Anil e Barjonas Lobão. Ambas foram visitadas pelo secretário de Governo, Márcio Machado, e pela diretora do Iema, Criciele Muniz.

No Iema Rio Anil, que há seis meses passa uma ampla reforma em suas dependências, os serviços contemplam a substituição do piso por porcelanato; troca da rede elétrica e hidráulica; novos ventiladores, recuperação das esquadrias, janelas, paredes, banheiros, execução de novas salas para professores, laboratórios e paisagismo. Uma obra considerada complexa por se tratar de um prédio histórico, mas que vem sendo cuidadosamente executada pela Segov. 

“As vistorias têm o propósito de identificar demandas para que possamos fazer os ajustes necessários e entregarmos obras com excelência à comunidade escolar, com intuito de promover uma aprendizagem com qualidade. Esse é o compromisso do governador Carlos Brandão”, realçou o secretário Márcio Machado 

No bairro do Cohatrac, a reforma é no Iema Barjonas Lobão, que atende 900 alunos, terá o número de salas ampliado para aumentar ainda mais a quantidade de jovens beneficiados. A unidade possui dois prédios, sendo o principal e um anexo, no qual a reforma começou.

O prédio anexo já está em fase de finalização de acabamentos e instalações elétricas, e a previsão é que a obra seja finalizada até a primeira quinzena de dezembro.

Após a finalização das obras, o anexo passará a comportar os estudantes, enquanto o prédio principal seguirá com as demais reformas necessárias. No prédio principal, as intervenções já foram iniciadas com a substituição de esquadrias, do sistema sanitário, revisão elétrica e hidráulica, além da estrutura da laje. A unidade também já está de cara nova com fachada, pintura do muro, grade externa e a construção de uma nova guarita, assim como a pavimentação da área de entrada. 

Inaugurações

As obras no Iema são ações do governo Carlos Brandão, no sentido de melhorar a rede estadual de ensino, promovendo conforto, segurança e mais qualidade no ensino. Experiências já vivenciadas por estudantes da instituição de 5 Iemas inaugurados na última semana.

O governador Carlos Brandão entregou os Iemas vocacional e pleno no bairro do São Francisco, o vocacional estaleiro e uma unidade plena, ambos no Tamancão, além do Iema do Campo, na Vila Maranhão. 

Estudante do Iema do Campo desde o 9º Ano, Jhene Nunes fala sobre o novo prédio. “É uma mudança incrível na estrutura da escola. O prédio está novo e climatizado, recebemos novos móveis e ganhamos novos espaços como laboratórios e uma quadra que antes não tinha. Como o Iema é importante para mim, aqui, além do estudo, abriu as portas, eu já estou estagiando graças aos convênios e as indicações que escola nos proporciona”, revelou a aluna. 

O plano de reestruturação das unidades do Iema avança na capital e no interior do estado, como o Iema de Pinheiro. Breve, o IEMA Rio Anil, Barjonas Lobão e Itaqui-Bacanga devem ser totalmente revitalizados e entregues à população.