Educação Educação

CLDF sedia premiação literária de escolas públicas do DF

Na abertura da premiação do concurso literárioMinha Escola Tem História, o professor e MC Renan Inquérito revelou que todas as crianças são poetas,...

18/11/2024 às 19h39
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Na abertura da premiação do concurso literárioMinha Escola Tem História, o professor e MC Renan Inquérito revelou que todas as crianças são poetas, pela inovação na linguagem e pelo olhar criativo que cultivam sobre o mundo. A afirmação confirmou-se ao longo da cerimônia que encheu o auditório da Câmara Legislativa de alunos de colégios públicos do DF, na tarde de hoje (18).  

“Estamos aqui na CLDF e é importante que toda criança saiba que este lugar é nosso, é do povo!”, destacou a idealizadora e coordenadora da iniciativa, Ester Braga. Ela explicou que o concurso integra o projetoJornada Literária – Histórias na Sua Escola, que levou debates com escritores de livros infanto-juvenis e contação de histórias a nove regiões administrativas do DF: Sobradinho, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Cruzeiro, Recanto das Emas e Plano Piloto. A proposta do Instituto Latinoamerica e da ABÈBÈ Produções recebeu recursos do Ministério da Cultura. 

“Todos com Lúcia pelo planeta”, uma história coletiva da turma do 4° ano do CEF 3 da Estrutural, venceu na categoria Fundamental I. Já na categoria Fundamental II, o título “Leo Tupinamba”, de Talles Gustavo Pinheiro Rabêlo, foi selecionado pelo júri. Também participaram o ensino infantil da Classe 45 da Ceilândia e do Centro de Educação 4 de Sobradinho, com desenhos que representam a fauna e a flora do cerrado. Coube à Flavia Ribas, curadora do projeto, a missão de transformar as ilustrações das crianças em poemas.  


Ao todo,1350 exemplares serão publicados no âmbito do concurso. Compuseram o júri especializado as escritoras Márcia Kambeba e Bel Santos Meyer, além do professor e rapper Renan Inquérito. Colaboradora do projeto, Cristiane Sobral refletiu sobre a importância da leitura em sentido amplo. Para a escritora, a leitura não se limita à literatura, emgloba ler a própria história, ler a família, o bairro, e a sociedade, como um todo.

“Se vocês têm uma história na cabeça, devem escrever sem censura e colocar no papel”, recomendou o deputado distrital Max Maciel (Psol) para as crianças e jovens presentes. No encerramento, a deputada federal Érika Kokay refletiu sobre um novo panorama que atividades como esta estabelecem. “Aqui no dia de hoje a gente está fazendo um outro mundo possível, de amorosidade, de fraternidade, de valorização da educação, e de preservação de todas as formas de vida”, concluiu. 

Chefe de gabinete da senadora Leila Barros, Ricarda Lima representou a parlamentar no evento. Já Gisele Ribeiro substitiu o deputado distrital Ricardo Vale (PT) na ocasião. Todas as escolas participantes receberam certificados. Conheça as histórias premiadas na solenidade do evento no vídeo da transmissão do evento. 

Daniela Reis - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários