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SIAVE 2024: Paraíba inicia Avaliação de Saída de Fluência com foco no fortalecimento da alfabetização
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) deu início nesta segunda-feira (18) a Avaliação de Saída de Fluência do Sistema de Avaliação...
18/11/2024 10h57
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) deu início nesta segunda-feira (18) a Avaliação de Saída de Fluência do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE) 2024, que seguirá até o dia 29 de novembro. Participam dessa avaliação todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estaduais de ensino, previamente enturmados pelos coordenadores municipais em outubro. O exame acontece simultaneamente em mais de 1.200 escolas espalhadas por todo o estado, beneficiando cerca de 45 mil alunos. A ação é parte integrante do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que visa aprimorar o nível de alfabetização das crianças.

A Avaliação de Saída de Fluência faz parte do processo de avaliação formativa do SIAVE 2024, sendo responsável pela mensuração da fluência leitora e oralidade dos estudantes no final do Ciclo de Alfabetização. Essa etapa é essencial para determinar o Índice de Fluência Leitora (IFL), indicador utilizado para diagnosticar o nível de leitura dos alunos. Os resultados obtidos servem como base para o planejamento educacional dos municípios, guiando formações pedagógicas e a produção de materiais didáticos que atendam às necessidades dos estudantes e professores.

Além de identificar o nível de alfabetização, o IFL permite às escolas e Secretarias de Educação desenvolverem ações estratégicas para melhorar os índices de leitura. O acompanhamento contínuo dos resultados possibilita ajustes pontuais e a implementação de medidas que visam garantir o avanço na qualidade da aprendizagem. O processo avaliativo contribui para a criação de uma cultura de monitoramento dos dados educacionais, oferecendo subsídios importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino.

“Essa é uma iniciativa que envolve estudantes de todas as redes municipais e escolas estaduais da Paraíba, proporcionando uma análise abrangente do desempenho dos alunos no final do ciclo de alfabetização. É algo fundamental para entender em que nível de desenvolvimento da leitura as crianças se encontram, permitindo uma intervenção pedagógica mais precisa. O trabalho integrado entre escolas, municípios e a Secretaria de Educação busca garantir que todas as crianças alcancem um bom nível de fluência leitora, consolidando a alfabetização como um direito fundamental”, reforça o secretário de Estado da Educação Wilson Filho.

Para apoiar as escolas e as Gerências Regionais de Educação (GREs) durante o período de avaliação, a Secretaria disponibilizará uma Sala de Controle diária, coordenada pela Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem (GEDRA). O suporte estará disponível de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. A sala tem como objetivo tirar dúvidas e fornecer orientações, garantindo que o processo avaliativo ocorra de forma eficiente e padronizada em todo o estado.

Siave– Criado em agosto de 2023 pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o sistema é um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. A avaliação de saída de fluência integra esse sistema, funcionando como uma ferramenta essencial para mensurar e acompanhar o progresso dos alunos em fase de alfabetização.