Geral Maranhão
Maranhão fortalece ações de acesso à água no semiárido durante IX Encontro Nacional do Programa Água Doce
Evento aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro em Sergipe e teve como foco reunir e capacitar técnicos que atuam no Programa Água Doce (PAD).
14/11/2024 19h03
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) marcou presença no IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce - Um Novo Ciclo 2024, representada pela superintendente de Tecnologias Sociais (SUTS), Giselle Cardoso. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro em Aracaju e na Comunidade Cacimba Nova, em Poço Verde, no estado de Sergipe, e teve como foco reunir e capacitar técnicos que atuam no Programa Água Doce (PAD). Esse espaço de debate permitiu uma ampla troca sobre os desafios e avanços do programa, com o objetivo de fortalecer a política pública de acesso à água no semiárido brasileiro.

Participaram do encontro importantes lideranças e gestores, como o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, e a diretora de Revitalização e Planejamento em Segurança Hídrica do MIDR, Fernanda Ayres, além de representantes técnicos do Programa Água Doce e gestores públicos dos estados do Nordeste e Minas Gerais. A programação diversificada incluiu ainda uma Mesa de Diálogo, em que representantes estaduais apresentaram experiências e discutiram perspectivas de implantação dos Sistemas de Dessalinização para 2025.

Durante o evento, o MIDR anunciou a assinatura de novos termos de compromisso para a implantação de sistemas de dessalinização nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Sergipe, com investimento de R$ 75,6 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC). Essa iniciativa visa expandir o acesso a água potável em regiões com desafios hídricos significativos.

A diretora do MIDR, Fernanda Ayres, destacou a importância do PAD. “O PAD está completando 20 anos e, durante esse tempo, a gente verifica o quanto a disponibilidade da água de qualidade tem impacto na vida das pessoas. O programa tem feito muitas comunidades desenvolverem atividades em razão dessa disponibilidade, então começaram a produzir alimentos para vender, e isso traz um retorno financeiro, ou seja, isso aumenta a dignidade na vida das pessoas”, disse.

Giselle Cardoso, superintendente da SAF, reforçou o compromisso do Maranhão com o programa. “Nessa perspectiva, o papel desenvolvido pela SAF/MA vem se tornando cada vez mais significativo com o avanço das ações realizadas nos Programas da SAF, como exemplo o Programa Água Doce. Temos um grande desafio para o ano de 2025, finalizar os 22 Sistemas Simplificados de Dessalinização de Água, que contemplam 16 municípios. E vamos continuar em busca dos avanços para sua implementação e fortalecimento das políticas públicas de acesso à água no semiárido maranhense", enfatizou.

O encontro reforçou o papel estratégico do PAD e a importância das parcerias para garantir que mais comunidades tenham acesso à água de qualidade, melhorando suas condições de vida e promovendo o desenvolvimento econômico local.