Geral SEGURANÇA PÚBLICA
Governo do Estado promove formatura de mais de 100 militares do Corpo de Bombeiros
Militares receberam certificação pelos cursos de Salvamento em Altura, de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos e de Salvamento Ve...
14/11/2024 15h27
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Pará

Mais de 100 militares realizaram simulações de salvamento em altura, veicular e de emergências com produtos perigosos, no Complexo Aldeia Cabana, em Belém. Longe de qualquer situação real de perigo, eles celebraram, na prática, a conclusão das três especializações promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). Todas as demonstrações integraram a solenidade de formatura nesta manhã de quinta-feira (14).

"Essa é uma grande conquista para a segurança pública e defesa social do Estado. Desses 103 militares especializados, 16 são mulheres e na história da nossa corporação, essa é a maior turma de especialistas já formada", destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Jayme de Aviz Benjó.

O oficial acrescentou: "o curso de Salvamento em Altura não era realizado há 12 anos na corporação e os cursos de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos e de Salvamento Veicular são inéditos no Pará, o que representa um avanço sem precedentes".

Altura -A terceira edição do Curso de Salvamento em Altura 2024, com 36 alunos e duração de 220 horas, capacita militares na atuação de salvamento em altura, com preparo físico e psicológico. A especialização ocorre em sacadas, torres, prédios e outros espaços, além de abordar ações humanizadas, abordagens táticas, intervenção ágil e técnicas elevadas de segurança.

1 ° tenente Matheus Moreira - 4 gbm santarémO 1° tenente Matheus Moreira, do 4º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), de Santarém, foi um dos formandos desta edição. "A nossa corporação está sempre nos qualificando para bem servir a sociedade, me sinto orgulhoso de ser parte dessa história que está sendo construída na segurança do Estado", disse ele.

"São oito militares da região oeste que participaram do curso e serão multiplicadores desse conhecimento. Só tenho a agradecer por essa qualificação maravilhosa, que exige muita capacidade física e mental", enfatizou o tenente Matheus Moreira.

Veículo -O curso de Salvamento Veicular teve 75 horas de duração e um total de 36 alunos bombeiros, e focou na atuação dos profissionais em acidentes automobilísticos complexos, a exemplo de casos que exigem a retirada de vítimas presas em ferragens.

1 ° tenente adrielly Almeida - comando geral"Essa é a 1ª edição de um curso que é muito importante, porque envolve ocorrências, infelizmente, muito presentes em nosso dia a dia. Essa preparação faz com que a gente atenda ainda melhor essa vítima que está precisando da nossa resposta, no menor tempo possível e com a melhor técnica", pontuou a 1 ° tenente Adrielly Almeida, que atua no Comando Geral do CBMPA e é uma das mulheres formadas, nesta quinta-feira (14).

Produtos –Com 70 horas de duração, o curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos abordou análise de diferentes cenários e condições meteorológicas, para que os militares estejam preparados para dar uma resposta adequada, mais eficiente e resguardando a vida da sociedade da melhor forma.

Cabo Edilena Risuenho - Quartel Comando GeralA cabo Edilena Risuenho, que atua no Comando Geral, ressalta que toda qualificação representa ganhos para os militares, mas, sobretudo, para a sociedade. "Além do conhecimento adquirido, que nos permite dar uma melhor resposta para a sociedade, nós também fortalecemos a nossa segurança e a nossa saúde, como profissional, principalmente no âmbito de produtos perigosos. Nós seremos multiplicadores desse conteúdo em várias regiões do Estado para atender as demandas da melhor forma. Esta formação nos traz uma sensação de dever cumprido", destaca.

O secretário estadual de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado, que também participou da solenidade, reforçou o compromisso do Estado com a segurança da população paraense.

"Formar novos especialistas bombeiros militares em três demandas distintas de atuação vem para somar o trabalho dos profissionais, especialmente, para o ano que vem, com a COP 30 em Belém. O foco é que a gente tenha especialistas em todo o Pará para atender, cada vez melhor, a população", enfatizou Ualame Machado.