O treino da Seleção Brasileira de Futebol em Belém, no gramado do Novo Mangueirão (Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença), na manhã desta quarta-feira (13), encerrou a preparação para o jogo com a seleção venezuelana, na quinta-feira (14), às 18h, válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista realizada na sala de imprensa do estádio, o técnico Dorival Júnior destacou a importância do apoio do governo do Estado e a acolhida da torcida paraense aos jogadores.
O último treino iniciou após às 9h30, e a imprensa acompanhou por 15 minutos, conforme foi estabelecido. Às 11h houve a coletiva de imprensa, com a participação de Dorival Júnior, que ressaltou a receptividade paraense e agradeceu o apoio de todos que se empenharam para que tudo ocorresse da melhor forma na estadia da Seleção em Belém, para a preparação no Mangueirão.
“Agradecimento especial ao governador Helder, ao presidente da Federação, Ricardo, aos presidentes dos clubes paraenses de modo geral, que estiveram presentes no nosso hotel, ao longo desses últimos dias, e pela recepção que nós tivemos por parte do povo, de modo geral, e isso tem acontecido em todos os lugares que temos ido. Pra nós é uma satisfação, porque a Seleção é do povo e precisa do seu povo. É tudo o que nós queremos, que exista um resgate da confiança, que vai acontecer gradativamente, e que todos nós possamos fazer o nosso melhor pela nossa Seleção”, disse o técnico.
Belém também está cotada para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2026. Dorival Júnior declarou sua torcida para que a capital paraense seja uma das sedes do evento. “Há algum tempo não vinha a Belém, e me surpreendeu o que tem aqui. O povo paraense sabe acolher como ninguém. Que tenham merecimentos para receber uma competição desse nível. Fica a torcida para ser o estado para receber uma competição como essa", acrescentou o técnico da Seleção Brasileira.
Suporte- Durante os três dias de preparação da equipe, os profissionais de comunicação contaram com o suporte do Centro de Mídia do Novo Mangueirão, um espaço destinado exclusivamente para a imprensa, com internet e estações de trabalho.
Jornalista do Grupo Globo, Carlos Gil cobriu o treino da Seleção nos três dias e destacou a qualidade da estrutura do Novo Mangueirão e do apoio à imprensa. “O estádio tá muito legal, muito bem cuidado. O gramado em boas condições, os acessos, a parte do Centro de Mídia, a internet funcionando muito bem, e tem o lanchinho da imprensa. Uma recepção maravilhosa. Acho que o Mangueirão tá preparadíssimo para receber grandes jogos”, disse Carlos Gil.
Referência- O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, define esse momento do Novo Mangueirão - que mais uma vez recebeu a Seleção Brasileira - como um resultado positivo, que faz do Pará referência em grandes eventos.
“Encerramos hoje com sucesso total a nossa recepção à Seleção Brasileira, que ficou por três dias treinando no Mangueirão, sendo recepcionada pelo governo do Estado, através da Seel. Todos os jogadores treinaram no Mangueirão, que é um dos estádios mais modernos e equipados, com uma das melhores infraestruturas do Brasil. Temos muito orgulho do que nós fizemos aqui, para entregar para todos que visitaram o estádio o que existe de melhor no Brasil, e também no Pará”, frisou o titular da Seel.
A Seleção já seguiu para a Venezuela, onde jogará nesta quinta (14), na cidade de Maturín. Após a partida contra a Venezuela, a Seleção Brasileira jogará com o Uruguai, em Salvador (BA), no próximo dia 19. Os jogos são válidos pela sétima e oitava rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Convocados para a Seleção por Dorival Júnior:
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Léo Ortiz (Flamengo)*, Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Gabriel Martinelli (Arsenal)*, Savinho (Manchester City) e Vinícius Junior (Real Madrid)