Educação Piauí

Mais de cem mil estudantes da rede estadual participam do 4º Simulado Saeb

O simulado foi organizado com o objetivo de diagnosticar e monitorar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

13/11/2024 às 19h09
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (13), o 4º Simulado Saeb 2024. O evento mobilizou 554 escolas da Rede Estadual de Ensino e envolveu 4.088 turmas, com um total de 112.111 alunos participando da atividade. Direcionado para estudantes do 9º ano dos Ensinos Fundamental e Médio, o simulado foi organizado com o objetivo de diagnosticar e monitorar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O secretário Washington Bandeira explica que o acompanhamento busca desenvolver políticas educacionais que favoreçam a melhoria dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em outras avaliações externas.

“Os estudantes da Seduc vão se preparar mais em Língua Portuguesa e Matemática, não apenas para a prova Saeb, mas para vida, inclusive para o Enem, onde as duas disciplinas têm peso maior que as outras áreas. Estamos fortalecendo a preparação desde o ano anterior às provas, com simulados, revisões e aulas especiais. A expectativa é um bom desempenho no Saeb e no Enem do próximo ano, levando o Piauí ao primeiro lugar no ranking do Ideb”, afirmou Bandeira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


Durante o simulado, os alunos responderam 26 questões, divididas entre Língua Portuguesa e Matemática, que ofereceram a oportunidade de se familiarizar com o formato e o ritmo da prova.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Isabel Moreira Gomes, localizado no município de Piripiri, foi uma das 554 escolas a participar do simulado. A gestora da instituição, Auzenir Moraes, ressaltou a importância do treinamento para os alunos.

“O simulado é de grande relevância porque permite que os estudantes revisem os conteúdos ministrados desde o início do Ensino Fundamental. Ele também serve para que possamos diagnosticar quais áreas precisam de mais atenção por parte dos professores. Esse tipo de avaliação, que contextualiza as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, facilita o trabalho de revisão em sala e contribui para que os alunos cheguem ao Saeb com mais segurança e domínio do conteúdo”, comentou a diretora.

A aplicação do Simulado Saeb é uma das estratégias da Seduc para apoiar as escolas na superação de desafios e na promoção de um ensino de qualidade, com foco no aprendizado contínuo e na conquista de resultados expressivos nas avaliações nacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários