Educação Piauí

Alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio conhecem novas carreiras em Feira das Profissões

A Feira das Profissões permite aos estudantes identificar suas áreas de afinidade e vislumbrar possibilidades de futuro.

13/11/2024 às 17h54
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para aproximar os jovens do mundo do trabalho e orientá-los sobre as escolhas para o futuro, as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e as Gerências Regionais de Educação (GRE) realizam e organizam, durante os meses de novembro e dezembro, a Feira das Profissões. Com a oferta de 61 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, presentes em 566 escolas e distribuídos por 222 municípios piauienses, a feira permite aos estudantes identificar suas áreas de afinidade e vislumbrar possibilidades de futuro.

Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva trouxe o tema “Integração Transformadora” e ofereceu atividades interativas em áreas como Sustentabilidade e Tecnologia da Informação, conduzidas por alunos do Curso de Desenvolvimento de Sistemas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Fátima Letícia, de 16 anos, contou aos visitantes como o Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, tem contribuído para o seu aprendizado e crescimento profissional. “Tenho aprendido a programar e a entender como a tecnologia transforma o nosso mundo, tudo isso com o apoio dos professores e convivendo com colegas que compartilham do mesmo interesse. É uma oportunidade única para aprender e entrar no mercado com mais conhecimento e confiança”, afirmou.

Em Paulistana, o Ceti Lucinete Santana da Silva apresentou as diretrizes dos cursos nas áreas de Agropecuária, Enfermagem, Farmácia e Sistemas de Energia Renovável, com participação de 228 estudantes de escolas municipais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA TEC). Segundo a gestora do Centro, Lucicleia Acioly, o evento ajudou os jovens a vivenciarem práticas profissionais e a entenderem melhor as demandas de cada área.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A Feira das Profissões é uma oportunidade valiosa para os nossos estudantes conhecerem, na prática, diversas carreiras e opções para o futuro. Eventos como esse destacam o diferencial da escola pública. Além das aulas, oferecemos uma formação técnica integrada ao Ensino Médio, ajudando cada aluno e aluna a construir seu projeto de vida com mais segurança e conhecimento”, ressaltou Lucicleia Acioly, Gestora do Ceti Lucinete Santana.

Francisca Maria de Carvalho, mãe de uma aluna do Ceti, visitou a Feira das Profissões e elogiou a iniciativa da escola. Ela destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e o quanto as opções de formação cresceram em Paulistana. “Hoje a oportunidade está aqui, bem ao nosso alcance. Vimos cursos que antes só eram possíveis em outras cidades, e agora podemos fazer sem sair daqui”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que a Feira é uma porta de entrada para que a comunidade conheça todas as transformações pelas quais a Educação do Piauí vem passando. “A gestão do governador Rafael Fonteles tem investido para transformar a Educação, e a Feira das Profissões é importante para que a comunidade veja de perto como tudo isso está acontecendo na prática. A Escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica abre portas para que os nossos jovens possam se qualificar, conectando-os ao mundo do trabalho e aos seus projetos de vida. Queremos que cada estudante tenha acesso a uma Educação Pública de qualidade e com oportunidades reais para o futuro”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários