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IA é alternativa para estratégias de marketing
Segundo análise, 83% dos profissionais de marketing do país já usam ferramentas de IA; sócios da UltraQualify explicam como a tecnologia pode ser ú...
13/11/2024 13h41
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Dino

Em média, oito a cada dez (83%) profissionais de marketing do Brasil já empregam ferramentas de IA (Inteligência Artificial) em seu dia a dia de trabalho. É o que revelou um estudo realizado pela Data-Makers, que ouviu 106 chief marketing officers (CMOs) de todo o país.

Ainda segundo a pesquisa, compartilhada pelo site Meio e Mensagem, quase metade (48%) dos profissionais de marketing consideram a implementação dessa inovação tecnológica uma prioridade.  Atualmente, 31% dos entrevistados já usam esse recurso como suporte na tomada de decisões estratégicas e 23% adotam a tecnologia visando a otimização de custos.

Na visão de Lynik Brito, sócio da UltraQualify, empresa que oferece soluções de qualificação de leads e automação de vendas para empresas B2B, o alto uso da IA por profissionais de marketing se deve a fatores como redução de custos operacionais e suporte à tomada de decisões.

“A IA pode melhorar a eficiência, oferecer insights profundos sobre consumidores e permitir desenvolver produtos de forma direcionada”, pontua. “Além disso, a crescente necessidade de especialização no uso da IA evidencia sua relevância estratégica e a urgência de capacitação contínua no setor para acompanhar o mercado”, acrescenta.

Para Brito, uma das aplicações mais recentes é o funil de IA. “Onde o funil tradicional se apoia na persistência humana, o funil de IA opera com maior precisão, guiando cada lead pelo caminho certo, no momento exato”, pontua. “É a fusão da velocidade com o conhecimento, onde dados moldam decisões e cada interação se transforma em oportunidade”, articula Brito.

Como implementar o funil de vendas com IA? 

Segundo Renan Lima, fundador da UltraQualify, para implementar uma estratégia de funil de vendas com IA em uma empresa é preciso cumprir algumas etapas: 

IA é aliada do marketing

Um levantamento recente, repercutido pelo Data Centre Dynamics, demonstrou que as soluções relacionadas à IA estão entre as tendências do chamado “novo mercado”.  

“Essa tecnologia favorece também análise preditiva para campanhas e segmentação de público com alta precisão, buscando aumentar a conversão e reduzir custos operacionais”, afirma Lima. A UltraQualify, por exemplo, usa IA para oferecer um atendimento autônomo, atendendo 24 horas em todos os dias da semana em múltiplos canais, uma ação que tem como objetivo aumentar a satisfação do cliente. 

Segundo Lima, é possível identificar uma série de diferenças entre o funil de vendas tradicional e o funil de IA, sobretudo na automação, personalização e eficiência:

Para os representantes da UltraQualify, a inovação não é apenas uma escolha, mas o caminho inevitável para quem deseja transformar mercados com o uso da tecnologia. 

Para mais informações, basta acessar: https://ultraqualify.tech/