O projeto ‘Literatura para a UEPG’ chega à sua sétima edição, com aulas gratuitas sobre as obras literárias para o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa é realizada por estudantes e professores do curso de Letras, com apoio do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e o Laboratório de Estudos do Texto (LET). O PSS acontece em 24 de novembro e o Vestibular em 8 de dezembro.
Voltadas para vestibulandos da rede pública de ensino, as aulas do projeto aconteceram no último sábado (09), no Campus Centro, e foram ministradas por estudantes e egressos de Letras, assim como pesquisadores do PPGEL e professores da Educação Básica. Durante o encontro, foram abordadas as características das obras que compõem o conteúdo das provas, seus gêneros literários e foram realizados exercícios de interpretação sobre interpretativas.
A coordenadora do projeto “Literatura para a UEPG”, professora Rosana Harmuch, explica que a atividade proporcionou uma experiência muito bonita por reunir, de forma voluntária, estudantes e egressos da UEPG na recepção de jovens interessados em ingressar na instituição. “Movimentamos muitas pessoas para que as aulas aconteçam e que os participantes entrem, de fato, na Universidade. Mas além de ajudar no conteúdo específico, exercitar a leitura ajudam em outros conteúdos e trazem conhecimento sobre o mundo”, celebra.
Lista das obras
Em 2024, o Vestibular e o PSS UEPG trazem para a lista de obras diversidade de autores, gêneros literários e temáticas abordadas. Fazem parte do catálogo autores que abordam questões sociais e políticas em diferentes linguagens. Pela primeira vez, uma história em quadrinhos é conteúdo de prova na UEPG: Cumbe, de Marcelo D’Salete, está previsto na emenda do Vestibular 2024, assim como do PSS 3. Outra novidade trazida para as provas é a abordagem da cultura indígena por meio da poesia, por meio do livro Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade, de Márcia Wayna Kambeba.
Para o PSS 1, serão cobradas questões sobre o livro Os Homens de Barro, de Ariano Suassuna, junto a Cumbe, de Marcelo D’Salete. O conteúdo do PSS 2 será dedicado aos contos de Machado de Assis: Capítulo dos chapéus, Um homem célebre, O caso da vara, A causa secreta, Uma senhora. As obras do Vestibular são as mesmas para o PSS 3: Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade, de Márcia Wayna Kambeba; Olhos d’água, de Conceição Evaristo; Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior; Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
“A seleção de obras é motivo de grande orgulho para a Universidade”, destaca a professora Rosana Harmuch. Ela explica que as listas literárias dos processos seletivos da UEPG busca refletir a cultura brasileira ao abordar obras consideradas patrimônio nacional: “Temos autores contemporâneos ao lado de clássicos da nossa literatura. O nosso papel é auxiliar os estudantes a compreender a importância dessa diversidade cultural”. Para ela, as escolhas de obras refletem a importância que a Universidade dá à literatura em todas as suas formas.
Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Gabriel Miguel e Arquivo pessoal