Com o propósito de incentivar o público assistido e estimular um consumo mais consciente e sustentável, nos dias 12 e 13 de novembro (terça e quarta-feira), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão de Sustentabilidade, realiza a 4ª edição da Feira do Reuse, evento voltado para práticas sustentáveis e economia circular. Participam da feira usuários, acompanhantes, pessoas da comunidade e profissionais da instituição. Biojoias também são encontradas na feira realizada no CIIR
O evento, realizado no hall do Bloco C do Centro, das 9h às 17h, reúne diversos expositores e produtos que valorizam a reutilização, a moda circular, o consumo consciente e a produção de bens a partir de recursos orgânicos e recicláveis.
Segundo Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade, a ação de educação sustentável visa ao implemento de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, a fim de manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, priorizando o desenvolvimento econômico e sustentável.
"Entre os produtos comercializados, temos artesanatos que agregam materiais reutilizados, produtos orgânicos de pequenos produtores, vestuário, produtos alimentícios com reaproveitamentos do alimento na íntegra, biojoias e outros", informou Denise Morais. Frutas, legumes e verduras livres de insumos artificiais
Expositores –Sulamita Mateus, 42 anos, participa do evento sustentável pela primeira vez com a comercialização de gêneros alimentícios orgânicos, como frutas, legumes e verduras. "Hoje, eu tenho vários tipos de alface, manjericão, hortelã, cebolinha, couve, chicória, cenoura, jambu, salsa e cheiro-verde, além de açafrão, tucupi, macaxeira e abóbora. Frutas, eu tenho mamão, banana, manga, abacate e limão", disse a agricultora de Santo Antônio do Tauá, município do nordeste paraense.
Sulamita, que planta, colhe e comercializa seus produtos, destacou que os produtos orgânicos são saudáveis e mais saborosos, além de terem maior durabilidade, devido à produção livre de qualquer insumo artificial, como agrotóxicos.
Consumidor –Isabel Tavares, 52 anos, ressaltou a importância da iniciativa do CIIR, da qual participou enquanto aguardava o irmão, Raimundo Tavares, 70 anos, ser atendido na oficina de órtese da instituição.
“Fiquei surpresa com a realização dessa feira. Imagina você vir a um espaço inclusivo e de saúde, e ter a oportunidade de adquirir produtos orgânicos a um preço acessível. Tudo a ver com o espaço”, pontuou Isabel.
Ela acrescentou, ainda, que a feira traz um toque ainda mais especial por promover a interatividade e a inclusão. “Em um espaço que tem como missão a reabilitação, nós temos um ambiente mais fora desse contexto. Atividades como estas são bem importantes, pois trazem uma nova perspectiva de ambiente para as pessoas que frequentam. Eu fico feliz com iniciativas como esta. Que venham mais edições”, acrescentou Isabel Tavares.
As ações da Comissão de Sustentabilidade envolvem atividades de educação ambiental, por meio de oficinas de sabão e sabonete, que reutilizam óleo de cozinha; distribuição de hortaliças; Eco Ponto, que arrecada materiais recicláveis; Projeto Canteiro com a Comunidade, e a Feira Sustentável do Reuse.
Perfil -O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR