Em novembro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) formou, em parceria com o Projeto Padaria Artesanal e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), mais 28 alunos multiplicadores no município de Cajari, interior do Maranhão, totalizando 346 alunos formados em todo o estado.
De iniciativa da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, o Padaria Artesanal chegou ao Maranhão por incentivo do governador Carlos Brandão e da primeira-dama, Larissa Brandão, que, atualmente, apadrinha e coordena o projeto em parceria com a equipe da Sedes.
Adrian Noblen, um dos alunos cajarienses, agradeceu a oportunidade e compartilhou os próximos passos, após o curso. “Tivemos o privilégio de ter as aulas teóricas e práticas do projeto Padaria Artesanal aqui no nosso município. Foi muito importante pra gente porque aqui em Cajari temos poucas opções de padarias e, conversando com os colegas de turma, a gente decidiu que quando terminássemos iríamos empreender, começar aos poucos, além de compartilhar com nossos amigos e familiares o que aprendemos. Só tenho gratidão no coração por ter participado desses dois dias”, disse.
Além da aula teórica, que aborda sobre boas práticas na manipulação de alimentos, os alunos também aprendem técnicas de panificação, como receitas práticas e econômicas de pães de forma, integrais, de beterraba, de cenoura e outras opções. Segundo a instrutora Raquel Barros, formar mais multiplicadores no Maranhão só reforça o compromisso do governador Carlos Brandão e da primeira-dama Larissa Brandão com a geração de emprego e renda no estado.
“Nosso agradecimento especial à segunda-dama, Lu Alckmin, ao governador Brandão, à primeira-dama, Larissa Brandão, ao secretário Paulo Casé e ao SENAI por possibilitarem que esse projeto percorra tantos quilômetros pelo Maranhão. A gente fica muito feliz com a alegria deles em receber o curso e pela dedicação que eles têm com as aulas e com os professores. É motivo de muito orgulho para nós, nutricionistas, técnicos e gastrônomos, fazer parte desse projeto especial”, reforçou a técnica.
Nesta terça (12) e quarta-feira (13), o projeto chegará nos municípios de São Raimundo do Doca Bezerra e Santo Amaro para formar mais 66 alunos.