Educação Piauí
Saepi 2024: 300 mil estudantes piauienses devem participar de avaliação de aprendizagem
A avaliação fará o diagnóstico da qualidade do ensino nas escolas públicas das redes municipal e estadual.
11/11/2024 15h52
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo uma grande mobilização para que estudantes da rede pública participem das provas do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi) 2024, que ocorrerão entre os dias 18 e 29 de novembro. A avaliação fará o diagnóstico da qualidade do ensino nas escolas públicas, tanto das redes municipal quanto estadual. Ao todo, 318.149 estudantes participarão da avaliação, que envolve alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Os testes serão aplicados em dois períodos distintos: de 18 a 22 de novembro, os alunos das escolas estaduais realizarão provas de Língua Portuguesa e Matemática; enquanto, de 25 a 29 de novembro, será a vez dos estudantes das redes municipais dos 224 municípios piauienses.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou a importância dessa avaliação para a melhoria do ensino. "O Saepi nos ajuda a entender como está o aprendizado dos alunos e nos proporciona ferramentas para desenvolver ações que busquem aprimorar a educação", afirmou. Ele destacou que a intenção da avaliação é preparar os estudantes para desafios futuros, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Em 2024, a avaliação foi ampliada para incluir um maior número de turmas das escolas municipais, refletindo um esforço conjunto entre a Seduc e os municípios para obter um diagnóstico mais abrangente da educação local.

De acordo com o secretário, os resultados do Saepi influenciarão diretamente nas ações de programas, como o Acelera Seduc e o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). “Participar desta avaliação é fundamental para que as escolas públicas continuem avançando e assegurando uma educação de qualidade para todos os estudantes do estado”, finalizou Bandeira.