Geral Maranhão
SEC fortalece laços institucionais com a diocese de Pinheiro, na Baixada Maranhense
Secretária Helena Duailibe reuniu-se com o bispo dom Elio Rama e o padre Márcio, em Pinheiro. Agenda incluiu visita à Igreja Nossa Senhora dos Remé...
11/11/2024 15h52
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

A secretária Helena Duailibe, da Secretaria de Políticas para as Comunidades (SEC), esteve na Baixada Maranhense participando de reuniões institucionais do Governo do Maranhão. Sua agenda incluiu uma visita à Cúria Diocesana de Pinheiro, onde conversou com o bispo dom Elio Rama e o padre Márcio.

Durante o encontro, a secretária colocou-se à disposição da diocese e tomou ciência do projeto Fazenda do Amor Misericordioso, que é voltado para o tratamento de pessoas que sofrem com o alcoolismo e outras dependências. O projeto é um dos maiores da região nesse sentido.

Dom Elio destacou a importância da fazenda, afirmando: "Esta obra, que nasce da nossa missão cristã de amar e servir, é muito mais do que um serviço: é uma fonte de esperança, um refúgio onde cada pessoa encontra dignidade, apoio e uma nova chance de recomeçar".

A conversa também abordou outros projetos importantes, como o Nota Solidária e o Jornada da Fé, que atualmente está sendo levado para as foranias da Arquidiocese de São Luís e, em breve, será expandido para as dioceses do Maranhão, incluindo a Diocese de Pinheiro, que conta com 24 paróquias.

A secretária Helena Duailibe falou dos benefícios dessas iniciativas para a região e a colaboração com a diocese. Dom Elio também se mostrou otimista quanto a uma futura parceria, enfatizando: "A futura parceria do estado é um gesto concreto de solidariedade que fortalece nossa missão, permitindo-nos alcançar ainda mais vidas com o acolhimento e o cuidado que são tão necessários".

Em continuidade à agenda na região, a secretária Helena Duailibe, atendendo determinação do governador Carlos Brandão, visitou a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em São Bento, que foi devastada por um incêndio após o encerramento do festejo religioso no dia 27 de outubro. A igreja ficou destruída, restando apenas suas paredes. As celebrações religiosas foram transferidas para a Praça da Cidade, enquanto o local permanece interditado.

Durante a visita, a secretária levou a mensagem de apoio do governador Carlos Brandão à comunidade católica local, que está mobilizada em uma campanha de arrecadação para a reconstrução da igreja.

"É realmente muito triste chegar aqui e ver como ficou danificada após o incêndio. Vamos levar ao governador o que estamos vivenciando. Eles Já receberam a visita do corpo de bombeiros e da defesa civil. Vamos aguardar o laudo para entender o que aconteceu e como poderemos ajudar, pois a igreja precisará ser reconstruída", afirmou a secretária.

A visita também incluiu um encontro com o pároco da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, padre Valdomiro Lopes, e membros da coordenação da comunidade.

O coordenador da comunidade, Valdersom Barbosa, expressou gratidão pela visita: "Agradecemos em nome da coordenação da comunidade Nossa Senhora dos Remédios pela visita da secretária Helena Duailibe, que trouxe a mensagem de apoio do governador Carlos Brandão. Foi muito triste o que aconteceu com a nossa igreja, que é um patrimônio centenário de São Bento. Não podemos deixar que, apesar do trágico incêndio, nossa história termine aqui".