Educação Educação

De feijão tropeiro a strogonoff de peixe: concurso da merenda tem receitas e cozinheiras finalistas

Com a adesão de 524 participantes de diversas regiões do Estado, o concurso passou por fases regionais e estaduais, e agora se prepara para a etap...

11/11/2024 às 11h37
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), divulgou nesta segunda-feira (11) a lista dos 32 finalistas do concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho das merendeiras e merendeiros da rede estadual, promovendo a criatividade, sustentabilidade e uso de ingredientes locais nas receitas escolares.

Com a adesão de 524 participantes de diversas regiões do Estado, o concurso passou por fases regionais e estaduais, e agora se prepara para a etapa final, que acontecerá entre esta segunda e quarta-feira (11 a 13). As receitas serão avaliadas pela chef Manu Buffara, reconhecida mundialmente como uma das melhores chefs do ano de 2024, com o selo “Três Facas” do prêmio The Best Chef Awards.

O evento de premiação, marcado para o dia 18 de novembro, contará com a presença da chef Manu Buffara e das finalistas, que disputarão os três primeiros lugares. As vencedoras terão suas receitas incluídas nos cardápios da rede estadual e no livro especial assinado pela chef.

“O concurso vai além da premiação, é uma forma de dar visibilidade ao trabalho cuidadoso e criativo das merendeiras e merendeiros. Eles são essenciais para garantir refeições nutritivas que contribuem para a saúde e o desempenho escolar de nossos estudantes. Essa iniciativa celebra o talento e a tradição culinária do Paraná”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Acreditamos que a alimentação escolar tem o poder de conectar a comunidade escolar com a agricultura familiar e a cultura regional. Este concurso não apenas reconhece o empenho dos profissionais da cozinha escolar, mas também promove práticas sustentáveis e reforça a importância de ingredientes locais. É uma verdadeira celebração de nossa identidade alimentar”, comentou Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente do Fundepar.

As 32 finalistas representam a diversidade regional e cultural do Estado, trazendo receitas inovadoras que resgatam a tradição culinária paranaense, sempre com foco na sustentabilidade e na valorização dos ingredientes locais. As receitas finalistas reúnem pratos salgados (feijão tropeiro, feijoada poveira, maionese de batata doce, tilápia crocante, Escondidinho Paraná e strogonoff de peixe) a pratos doces (torta de maçã, strudel de maçã, bolo de banana, bolo doce de feijão preto).

Para conferir a lista completa das finalistas clique AQUI .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários