Geral Tocantins
Polícia Civil realiza Operação Protetor, prende foragido da justiça por homicídio e desmonta laboratório para refino de drogas na Capital
Ao ser preso, o homem ainda tentou apresentar um documento falso aos policiais
11/11/2024 08h36
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Tocantins

Policiais civis da 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc - Palmas) deram continuidade às ações daOperação Protetor, na tarde dessa sexta-feira, 8, desarticularam um laboratório para refino de drogas e efetuaram a prisão em flagrante de um indivíduo de iniciais H.R.S., de 37 anos, o qual também era foragido da justiça por homicídio.

O delegado-chefe da unidade, Alexander Pereira da Costa, explicou que a ação foi deflagrada depois que as equipes da Unidade Antidrogas da Polícia Civil (PC-TO) descobriram, através de investigações, que o sujeito estaria utilizando a própria casa, localizada no setor Sonho Meu, na região norte da Capital, para preparo e venda de substâncias entorpecentes.

”Com base nas investigações foi possível constatar que o homem estava utilizando conhecimentos de química a fim de preparar drogas, por meio de adição de insumos químicos, que eram misturados à cocaína a fim de aumentar o volume do entorpecente e, por consequência, maximizando assim, a margem de lucro com o produto final que era vendido a usuários de Palmas”, frisou.

Desse modo, os agentes da 1ª Denarc estavam em diligências para apurar o caso, quando se depararam com um indivíduo que apresentava as mesmas características do suspeito e estava em atitude suspeita, em frente a um supermercado, na Quadra 605 Norte. Ele foi abordado, mas na tentativa de enganar os policiais civis, apresentou um RG falso em nome de outra pessoa. Porém, como ele já estava sendo monitorado, os agentes descobriram tratar-se de H.R.S.

Assim, os policiais civis foram até a residência de H.R.S., na saída para Lajeado, onde localizaram e apreenderam 60 gramas de maconha, R$ 800 em espécie, máquina para passar cartão, balança de precisão, várias anotações sobre a contabilidade do tráfico, rolos de papel filme, centenas de embalagens para acondicionar a droga, bem como vários insumos, sobretudo a tetrakaine, comumente utilizada para fazer a mistura do entorpecente, e uma prensa hidráulica grande, usada para virar e prensar a cocaína, avaliada em R$ 5 mil.

Os policiais ainda apreenderam em torno de 260 gramas de cocaína que já estava refinada e seria destinada à comercialização.

Foragido da justiça

Na sede da 1ª Denarc, ao efetuar o levantamento da vida pregressa do homem, os policiais civis descobriram que ele era foragido da justiça de Guaraí há nove anos pelo crime de homicídio. Desse modo, o delegado Alexander também deu cumprimento à ordem judicial, expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca daquela cidade.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, H.R.S. foi recolhido à Unidade Penal de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

“Essa foi mais uma ação de grande relevância executada pela 1ª Denarc, onde um indivíduo perigoso, que tinha conhecimentos para manipular insumos, substâncias entorpecentes e até com mandado de prisão em aberto, foi capturado e agora se encontra preso à disposição da justiça”, pontuou.