Geral Mato Grosso do Sul

Para boas práticas de planejamento, MS participa da “Missão do Brasil – União Europeia”

Para discutir as perspectivas geopolíticas para a União Europeia, governança do modelo europeu, práticas de planejamento e orçamento, e oportunidad...

08/11/2024 às 18h20
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Para discutir as perspectivas geopolíticas para a União Europeia, governança do modelo europeu, práticas de planejamento e orçamento, e oportunidades de investimento nos Estados brasileiros, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado na “Missão do Brasil – União Europeia”, evento organizado pelo Conseplan (Conselho Nacional de Planejamento), que ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira participou das agendas realizadas na embaixada do Brasil na União Europeia e no Parlamento Europeu. Ontem (7), o embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, recebeu a delegação composta por dez secretários de Estado de Planejamento e abordou questões relacionadas ao posicionamento do Brasil junto aos órgãos da União Europeia, destacando oportunidades de cooperação e alinhamento em temas de interesse comum.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Posteriormente, os secretários, acompanhados pelo embaixador brasileiro, foram recebidos pelo deputado português Helder Souza Silva, membro da Comissão de Orçamento, que apresentou detalhadamente a sistemática de planejamento e orçamento da União Europeia.

Nesta sexta-feira (8), a agenda prosseguiu no departamento de temas econômicos e financeiros da Secretária-geral do Conselho Europeu, onde foram debatidos assuntos orçamentários com técnicos e lideranças da Unidade de Orçamento e Coesão, além de representantes da Direção-Geral de Orçamento da Comissão Europeia.

Nesse aspecto, a delegação brasileira compartilhou os desafios e as perspectivas do Brasil na arena europeia, enfatizando a importância de um diálogo contínuo para fortalecer as relações institucionais e econômicas entre as partes.

“Entender o funcionamento de uma instituição, tão complexa e importante, nos dá referências inovadoras e pode nos levar a planejar melhor e executar políticas públicas que realmente atendam às necessidades e expectativas da população”, afirmou o secretário-executivo Thaner Castro Nogueira, sobre a importância da experiência.

A missão foi encerrada hoje, com encaminhamentos importantes e evoluções nas práticas de planejamento nos estados participantes.

Renata Brum, Comunicação Segem
Fotos: Divulgação Segem

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários