Educação Educação

Cofundadora do Pacto Contra Fome elogia Banco de Alimentos do Paraná: "modelo espetacular"

Com o programa da Ceasa Paraná, cerca de 600 toneladas de frutas, verduras e legumes que não são mais comercializáveis, mas estão em boas condiçõe...

08/11/2024 às 16h22
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O modelo do Banco de Alimentos – Comida Boa, iniciativa da Ceasa Paraná, é uma forma eficiente para combater a fome e o desperdício de alimentos. Foi o que afirmou a presidente e cofundadora do Instituto Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. Ela acompanhou, nesta sexta-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em uma visita à Ceasa Curitiba, onde funciona o programa.

O Pacto Contra a Fome é uma iniciativa da sociedade civil que atua junto aos governos para garantir a segurança alimentar da população brasileira e na redução do desperdício. “O que vemos no Comida Boa é um modelo espetacular que atende tanto a questão da fome, quanto a redução do desperdício de alimentos, principalmente esses, que são os mais nutritivos e podem atender as pessoas que estão em maior vulnerabilidade”, disse.

“Temos quase 9 milhões de brasileiros passando fome todos os dias, ao mesmo tempo em que desperdiçamos um terço dos alimentos que são produzidos. É insensato imaginar que somos um país rico, que produz e exporta, mas que ao mesmo tempo têm fome e ainda por cima joga comida no lixo”, salientou Geyze.

A presidente do Pacto Contra a Fome defende que a metodologia desenvolvida no Paraná deveria ser levada a outras Ceasas brasileiras. “Esse programa da Ceasa/PR é um exemplo que precisa ser replicado. Não é preciso reinventar a roda, mas pegar aquilo que já existe de bom, principalmente no nosso país, e replicar”, ressaltou. “Diariamente, toneladas de alimentos vão para o lixo, enquanto as pessoas poderiam estar sendo alimentadas com comidas saudáveis e nutritivas”.

Atualmente, cerca de 600 toneladas de frutas, verduras e legumes que não são mais comercializáveis, mas estão em boas condições de consumo, são reaproveitados todo mês por meio de doações diretas dos alimentos in natura ou minimamente processados. A Ceasa mantém parceria com 342 instituições sociais, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas direta e indiretamente.

As comidas são processadas, embaladas a vácuo ou transformadas em molhos e sopas prontas. Na política de desperdício zero, o que ainda sobra de alimentos e não pode ser reaproveitado é destinado para criadouros de animais . Antigamente todo esse volume era jogado no aterro sanitário.

A iniciativa recebeu o troféu Stevie Awards , um dos principais prêmios empresariais internacionais, entregue em outubro, na Turquia. Com o programa, a Ceasa/PR conquistou o ouro na categoria de empresa do ano de alimentos e bebidas de médio porte durante o 21º Annual International Business Awards.

PACTO– O Pacto Contra a Fome , instituído em maio de 2023, é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Trabalha juntos aos governos, empresas e sociedade civil para construir pontes, identificar sinergias e agir. A missão é engajar a sociedade e potencializar soluções estruturantes e permanentes para erradicar a fome no Brasil e reduzir o desperdício de alimentos em favor da segurança alimentar e da redução dos impactos ambientais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários