Representantes da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) participaram do Smart City Expo World Congress 2024, realizado em Barcelona, na Espanha, durante esta semana. Eles integraram a Comitiva Oficial Brasileira no evento, que reuniu líderes de empresas globais, governos e organizações para discutir temas voltados à inovação urbana.
Ao todo, 62 representantes de diversos estados, incluindo autoridades, gestores públicos, empresários, empreendedores e especialistas em cidades inteligentes, participaram do encontro, realizado de segunda a quinta-feira (de 5 a 7 de novembro).
O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani destacou a importância da participação do Governo do Paraná no evento para gerar conexões com outras instituições e discutir soluções para cidades inteligentes. “A missão em Barcelona foi muito positiva, primeiro porque participamos da escolha de Curitiba como comunidade mais inteligente do mundo. Aliado a isso, junto com prefeitos, vice-prefeitos, entidades públicas e privadas, fizemos inúmeras visitas para conhecer o que a cidade tem a oferecer”, disse Canziani. “Com certeza isso vai dar um importante retorno para o Paraná, principalmente na área da inovação.”
No primeiro dia, a equipe do Paraná participou do evento que elegeu Curitiba como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024 pelo Intelligent Community Forum (ICF - Fórum de Comunidades Inteligentes). Além da capital, o município de Assaí, no Norte do Paraná, recebeu o troféu como uma das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo .
Os representantes da SEI, junto com um grupo de participantes do evento, fez um tour pelo Distrito de Inovação 22@Barcelona, um dos projetos mais importantes de transformação urbana da cidade catalã. A iniciativa de renovação urbana transformou 200 hectares da zona industrial do bairro de Poblenou em um local para concentração de atividades baseadas no conhecimento.
Outro local visitado pela comitiva foi o Barcelona Health HUB, associação sem fins lucrativos voltada à promoção da inovação na saúde digital. O HUB é reconhecido como um centro de referência internacional na área e estimula a colaboração entre mais os mais de 500 integrantes, que incluem startups, instituições de saúde públicas e privadas, universidades, grandes empresas e investidores, com o objetivo de impulsionar a transformação digital no setor da saúde.
Nesta quinta-feira, a equipe participou da exposição do Smart City Expo Congress, tendo acesso aos diversos stands, como o da Dassault Systemes, multinacional francesa que desenvolve softwares para design de produtos 3D, e da Microsoft, que apresentou um veículo com inteligência artificial para auxiliar a polícia em operações. No estande de Israel, uma startup mostrou a tecnologia de tecido flexível com captação de energia solar e luzes de led para ser usado como tendas em eventos.
CAPTAÇÃO DE CONHECIMENTOS- Para o diretor de inovação da SEI, Fabricio Bianchi, a missão a Barcelona representou uma grande oportunidade de captação de conhecimentos no viés de manter o Paraná como um estado inovador e referência no uso da inteligência artificial.
“Foi realmente instigador, porque vimos várias tecnologias, vários cases voltados à melhoria do dia a dia do cidadão. Além disso, conseguimos participar de conversas em que pudemos ter trocas sobre boas práticas, projetos que estão sendo realizados e como a gente pode levar isso para o Paraná e desenvolver isso dentro do nosso Estado.”
Além das visitas, a comitiva também participou em todos os dias de palestras e painéis com referências no âmbito da inovação em centros urbanos, como o de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Triple Helix Association, e Carlos Olsen, CEO da Global Business Innovation Intelligence.
WEB SUMMIT EXPERIENCE- A agenda da comitiva do Paraná segue na próxima semana com a participação no Web Summit Experience que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro na cidade de Lisboa, em Portugal. O evento irá contar com uma experiência imersiva no ecossistema de inovação português, com palestras, visitas a startups e hubs de inovação.