O Governo do Paraná está enviando na manhã desta sexta-feira (08) ajuda humanitária para General Carneiro, no Sul do Estado, após a cidade ser afetada por fortes chuvas na madrugada de quinta. Serão encaminhados 270 colchões e kits dormitórios (lençol, travesseiro, fronha e cobertor), 68 cestas básicas, 200 kits de limpeza e 17 pallets com roupas. A previsão é de que os materiais saiam de Curitiba ainda pela manhã e cheguem à cidade no início da noite.
De acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual, 270 pessoas precisaram sair de duas casas, sendo 150 desalojados (que estão na casa de amigos ou parentes), e 120 desabrigados (que estão em um ginásio da prefeitura). Desde o início da chuva, 4.371 pessoas foram afetadas de alguma forma.
A Defesa Civil Estadual está na cidade auxiliando a prefeitura quanto aos procedimentos e a documentação necessária para que seja decretada situação de emergência, o que facilita a liberação de recursos por parte do Estado para auxiliar na normalização da situação.
“Isso faz parte da força-tarefa determinada pelo governador Ratinho Junior para auxiliar a população mais afetada pelas chuvas. Assim que aconteceu a situação, já deslocamos pessoal para apoio nas buscas e agora encaminhamos ajuda humanitária. Nosso trabalho continua depois, acompanhando os danos e verificando se há necessidade de novos auxílios”, afirma o capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal.
A força da água danificou diversas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros, cujos casos mais urgentes já estão sendo atendidos desde a madrugada de quinta-feira.
Na manhã desta sexta-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) encontrou o corpo da menina de 2 anos que estava desaparecida , levada pela forte enxurrada que atingiu o local. Ela foi localizada a cerca de 2,5 quilômetros da sua casa. Ao todo, mais de 40 bombeiros participaram da força-tarefa, incluindo equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). O local está isolado para a chegada da Polícia Científica.
AJUDA DA SANEPAR -A Sanepar reforçou a ajuda ao município de General Carneiro, no Sul do Paraná, atingido por uma forte chuva na noite de quarta (6) para quinta-feira (8). A Companhia já havia enviado um caminhão-pipa para garantir o abastecimento de água aos moradores ainda na quinta-feira. Na sequência, a Sanepar enviou mais 100 caixas com copos de água, totalizando 4,8 mil unidades para o consumo.
Dois caminhões hidrojatos também foram enviados pela Companhia a Irati, município vizinho também atingido pela chuva. Esse modelo de caminhão possui um forte jato de água usado para limpeza tanto de ruas, quanto para desentupir bueiros.
A Sanepar segue monitorando o quadro tanto em General Carneiro como nas cidades vizinhas. Havendo necessidade, a Companhia deslocará mais ajuda aos municípios que precisarem.
RODOVIA —O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) já normalizou a situação da PR-170, próximo a General Carneiro, retirando todo o material que invadiu a pista. O tráfego está liberado no trecho.
CHUVAS —General Carneiro foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias, chegando a 172,4 milímetros entre 22h de quarta-feira e 19h de quinta, de acordo com o Simepar, valor maior do que a média de 134 milímetros para o mês inteiro de novembro. Ainda é esperada chuva entre hoje e amanhã, porém com fraca intensidade e em baixo volume. Para o domingo, a previsão é de tempo estável, sem chuva.