Sexta, 29 de Novembro de 2024
18°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

IGEPPS reúne servidores do Poder Legislativo estadual em Workshop de Previdência

Evento debateu as regras da legislação previdenciária no Pará

Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Pará
07/11/2024 às 11h46
IGEPPS reúne servidores do Poder Legislativo estadual em Workshop de Previdência
Crédito: Divulgação

O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (IGEPPS) realizou mais uma ação de fomento à educação previdenciária envolvendo servidores públicos estaduais. O “Workshop de Previdência” foi voltado aos servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com o objetivo de promover esclarecimento sobre os aspectos do Regime de Previdência Social aprimorando o conhecimento dos servidores sobre seus direitos e deveres, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema previdenciário.

“O workshop tratou sobre o planejamento para aposentadoria, como organizar as contribuições previdenciárias, onde e como obter certidão de tempo de contribuição e todos os procedimentos que envolvem a preparação para aposentadoria desde cedo”, disse Luisa Porto, técnica previdenciária do IGEPPS.

Durante o encontro também foram abordadas as boas práticas e formas de planejamento de carreira e aposentadoria, a fim de proporcionar aos servidores maior segurança e previsibilidade.

“Aspectos essenciais de como organizar um planejamento; quais as etapas mais importantes; quais benefícios de se planejar e como promover a educação financeira na preparação para aposentadoria também foram debatidos aqui já que cerca de 60% dos aposentados não se sentem preparados financeiramente para este momento, o que pode ocasionar uma série de problemas”, detalhou Marcella Takeshita, assistente social do Instituto e integrante do Núcleo de Atenção Psicossocial(NAPS), setor responsável pela realização do curso de preparação para aposentadoria.

O evento seguiu esclarecendo as dúvidas dos servidores sobre o Regime Próprio de Previdência com a palestra do técnico de previdência, Marcelo Rodrigues. O servidor explicou sobre fontes de receitas do RPPS e como funciona a logística dos fundos previdenciários.

“O Workshop com os servidores da Alepa foi extremamente importante e proveitoso, pois possibilitou para eles a compreensão das fontes de receitas do RPPS do Estado do Pará. Além disso, foi uma oportunidade também de entenderem o funcionamento das licenças sem vencimento e para mandato eletivo, pois a inobservância das regras pode ocasionar consequências futuras, principalmente no momento da aposentadoria e prejudicar o fundo previdenciário”, disse o técnico Marcelo Rodrigues.

Martinho da Silva, que há 39 anos atua no órgão legislativo, foi um dos participantes e achou o encontro importante para esclarecer algumas dúvidas sobre Regime Complementar e aposentadoria. Para ele "esse tipo de evento é essencial para o esclarecimento de dúvidas e para a educação financeira dos servidores públicos, que podem não ter acesso imediato a todas as informações necessárias para um planejamento eficiente da aposentadoria.”

Para o presidente do IGEPPS, Giussepp Mendes, "a realização do workshop é mais um passo importante para a capacitação e conscientização dos servidores públicos sobre as questões previdenciárias, criando uma cultura de maior transparência e planejamento. Eventos como este demonstram a importância do diálogo constante entre as entidades públicas e seus colaboradores, visando sempre à melhoria dos serviços prestados e ao bem-estar da sociedade”, afirmou o presidente.

Ainda durante o encontro, o público recebeu cartilhas com mais informações técnicas sobre Previdência Estadual e também sobre o programa de Assistência em Educação Financeira realizado pelo IGEPPS, que promove atendimento aos servidores em situação de superendividamento. Os atendimentos são ofertados pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial, com o apoio do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários