Educação Educação

Jurada do concurso da Melhor Merenda é eleita uma das melhores chefs do mundo

Paranaense Manu Buffara, que vai escolher a melhor merendeira da rede estadual de ensino, conquistou nos Emirados Árabes o selo "Três Facas", que ...

07/11/2024 às 08h16
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Jurada no concurso da Melhor Merenda do Paraná, prêmio organizado pelo Governo do Paraná, a paranaense Manu Buffara foi reconhecida nesta quarta-feira (6) como uma das melhores chefs do mundo em 2024. Manu foi classificada com o “selo três facas” , que aponta os chefs com mais alto nível de maestria, pelo prêmio The Best Chef Awards, cuja cerimônia aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O prêmio foi entregue a apenas 97 chefs de todo o mundo, sendo apenas dois brasileiros – além da paranaense, o paulista Alex Atala também foi premiado.

O concurso a ser julgado por Manu vai reunir 524 merendeiras da rede estadual de ensino . Ele é organização da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o intuito de chamar a atenção para a importância da alimentação escolar no desenvolvimento dos estudantes paranaenses. Além de selecionar as melhores receitas a serem premiadas, Manu também as reunirá em um livro especial assinado por ela.

A seleção regional aconteceram entre os dias 24 e 31 de outubro e as merendeiras responsáveis pelas melhores receitas estão agora na etapa estadual que se estende até 8 de novembro. A divulgação das 32 finalistas acontecerá no dia 11 deste mês, com o evento de premiação em 18 de novembro, data em que a Manu Buffara também ministrará um minicurso às participantes.

“A presença de uma chef renomada como a Manu traz um prestígio adicional ao evento, mostrando que podemos integrar qualidade e criatividade à alimentação escolar. Este concurso transforma o trabalho diário dos merendeiros em uma ferramenta para o desenvolvimento social e cultural dos alunos, reforçando o papel da alimentação como parte fundamental da educação”, comenta a presidente do Fundepar, Eliane Carmona.

Os critérios para avaliação das receitas são tradição, com receitas que resgatem a cultura local; localidade e regionalidade, com foco na utilização de ingredientes da agricultura familiar; criatividade na adaptação de pratos tradicionais para o ambiente escolar sem perder o equilíbrio nutricional; e sustentabilidade, com práticas que minimizem o desperdício.

Além do prêmio individual e de serem incluídas no novo livro de Manu Buffara, as três melhores receitas serão incorporadas ao cardápio das escolas estaduais.

VÍNCULO COM O PARANÁ– Manoella Buffara Ramos, a Manu, nasceu em Curitiba e morou por muitos anos em Maringá, no Noroeste do Estado. Ela também passou muitas férias em famílias nos municípios do Litoral paranaense, cuja culinária típica inspirou o estilo de cozinha que ela levou para o restante do Brasil e do mundo. Atualmente, ela é proprietária de um premiado restaurante na Capital do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários