Geral Paraíba
Conexão Mundo: estudantes da Rede Estadual recebem certificação em universidades do Chile
Os primeiros 40 estudantes da rede pública da Paraíba selecionados para o programa Conexão Mundo, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secr...
06/11/2024 12h12
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraíba

Os primeiros 40 estudantes da rede pública da Paraíba selecionados para o programa Conexão Mundo, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), estão completando sua experiência de intercâmbio no Chile e retornarão ao Brasil no próximo domingo (10). Com duração de 12 semanas, a estadia no Chile proporcionou aos estudantes da rede estadual uma oportunidade única de se inserirem em salas de aula internacionais, o que representa uma política de internacionalização da educação pública na Paraíba.

Nesta terça-feira (05), os estudantes da Universidad Gabriela Mistral receberam seus certificados de participação no programa durante uma cerimônia que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; de Tatiana Gomes Ramires, reitora da Faculdade de Economia da Universidad Gabriela Mistral; e Vitória Gutierrez, representante do Ministério da Educação do Chile. Ao longo da estadia no Chile, os estudantes tiveram a chance de explorar metodologias de ensino adotadas em escolas de referência, conhecidas por práticas pedagógicas inovadoras. A SEE-PB também promoveu visitas institucionais às instituições, bem como às famílias anfitriãs dos jovens.

A estudante intercambista Laylma Esther, do município de Sobrado, contou sobre a experiência e também agradeceu a acolhida da família que a recebeu no país tão longe de casa. “É uma experiência muito diferente, sempre tive vontade de fazer intercâmbio, mas parecia ser um sonho muito distante, não sabia que conseguiria. Soube do programa no ano passado, quando uns amigos da escola passaram e me contaram. É uma oportunidade muito grande, poder vir para outro país, com tudo pago. Estou muito feliz com tudo que vivi aqui”, destacou a estudante da ECI Severina Ramos de Oliveira.

Durante a viagem, os intercambistas ficaram hospedados em residências de famílias locais e participaram de atividades educativas com estudantes chilenos. O secretário Wilson Filho comentou sobre a recepção dos jovens paraibanos. “Todos são extremamente acolhedores com os nossos estudantes que, num período de três meses, passam por uma verdadeira imersão em outro idioma, outra cultura e uma gama de conhecimentos. Durante a solenidade de entrega dos certificados foi possível ver, no olhar de cada um, a emoção pela conquista que vivenciou e que agora retorna para casa com toda essa experiência na bagagem”, destacou.

O Conexão Mundo é uma iniciativa consolidada por meio das Leis nº 10.613, de 2015, e 11.655, de 2020, que apoiam a promoção de cooperação internacional e desenvolvimento qualificado na Paraíba. Lançado oficialmente em 2021, o programa contribui para a formação integral dos jovens e os prepara para o mercado de trabalho globalizado. A SEE-PB é responsável por arcar com todos os custos, desde emissão de passaportes até passagens aéreas, para assegurar que os estudantes se concentrem apenas no aprendizado.

Atualmente, o Conexão Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública no Brasil em proporção. A edição 2024-2025 do Conexão Mundo já enviou estudantes para diversos destinos, incluindo, além do Chile, o Reino Unido, a Espanha e, no próximo ano, pela primeira vez, a China. No total, 400 estudantes de todas as Gerências Regionais de Educação foram selecionados para a edição 2024-2025. De acordo com os representantes da SEE-PB, o programa segue em expansão, reforçando o compromisso do Governo da Paraíba com a formação cidadã e global dos jovens paraibanos.

A coordenadora-geral do programa, Edith Larissa, enfatizou a importância do Conexão Mundo, tanto como política pública quanto como ferramenta de desenvolvimento pessoal. "Esse projeto representa uma política bem estruturada e um investimento certo no futuro dos nossos jovens. O intercâmbio internacional contribui diretamente para os projetos de vida dos estudantes, promovendo crescimento acadêmico e pessoal. Agradeço a mobilização de todos os nossos setores para viabilizar essa experiência. É algo fundamental. Estamos transformando sonhos em realidade”, afirmou Edith.