Sexta, 29 de Novembro de 2024
18°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Com avanço das obras de saneamento em Catanduvas, Sanepar visita moradores

A Sanepar iniciou as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade com a construção de uma estação de tratamento de e...

Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
05/11/2024 às 17h21
Com avanço das obras de saneamento em Catanduvas, Sanepar visita moradores
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Os moradores de Catanduvas começam a receber, a partir de quarta-feira (06), material informativo sobre a implantação das obras de esgoto na cidade. Agentes contratados vão visitar os imóveis contemplados com a primeira etapa das obras que estão sendo executadas no centro da cidade e nos bairros Jardim Catanduvas, São Pedro, União, Bela Vista e em parte do Menino Deus.

Na visita, os moradores são orientados a não fazer a ligação do imóvel à rede coletora até que a obra esteja pronta e liberada pela Sanepar. Nesta fase, eles precisam assinar um documento que dá ciência do trabalho e das orientações. A empresa responsável pelas abordagens é a Depura Engenharia e Soluções Ambientais. As equipes utilizam uniforme e crachá de identificação. E, nesse momento, não é necessária a entrada dos agentes nos imóveis.

A Sanepar iniciou as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade com a construção de uma estação de tratamento de esgoto, a instalação de mais de 20 mil metros de redes coletoras e 1.031 ligações domiciliares de esgoto. São os clientes desses imóveis que irão receber a primeira etapa das visitas dos agentes contratados pela Sanepar. O término das obras e entrada em operação do sistema estão previstos para novembro do próximo ano.

ORIENTAÇÕES– Num segundo momento, ainda em novembro, os agentes contratados pela Sanepar farão outra visita, a de sensibilização, para falar do funcionamento do sistema de abastecimento e do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Nesse trabalho também não há necessidade de ingresso nos imóveis.

Só serão repassadas importantes orientações de como interligar adequadamente as instalações hidrossanitárias internas do imóvel ao sistema, do que pode ou não ser ligado na rede coletora de esgoto, a necessidade e importância da instalação da caixa de gordura nas saídas das pias de cozinha e a importância de se fazer limpeza periódica da caixa de gordura, destinando os resíduos para a coleta do lixo comum.

As equipes vão explicar ainda que a água de chuva deve ser destinada à galeria pluvial/boca de lobo ou ser lançada no terreno – nunca na rede de esgoto –, e que os ralos de tanques, canis ou os que estão a céu aberto precisam de cuidados para não captar a água da chuva e lançar na rede pública de esgoto.

REUNIÕES e ATIVIDADES SOCIOAMBIENTAIS– No início do próximo ano, a Sanepar irá promover reuniões comunitárias, onde os técnicos irão falar do andamento das obras, reforçar as orientações de como devem ser feitas as instalações sanitárias que geram esgoto doméstico, como pias, tanques, banheiros e vasos sanitários e como deve ser feito o direcionamento correto desse esgoto à rede coletora, além de esclarecer eventuais dúvidas da comunidade.

O gerente regional Rodolpho Tanaka Savelli explica que a entrega dos materiais, o repasse das informações técnicas e as reuniões visam dar segurança aos moradores. “Precisamos informar que as obras estão em andamento, que é necessário aguardar a liberação das obras para que os imóveis sejam interligados ao sistema e orientar para que as ligações sejam feitas dentro das normas”, afirma.

"Assim, teremos maior probabilidade da execução correta da ligação à rede de esgoto, reduzindo riscos de impactos ambientais e de transtornos para o cliente, bem como teremos maior eficiência no sistema, garantindo o bom fluxo e funcionamento das redes coletoras na cidade", complementa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários