Educação Piauí

Alunos da Uespi promovem o projeto “Ciência para a Vida” em escolas municipais de Picos

O projeto busca introduzir tópicos como saúde, natureza, animais e preservação ambiental nas primeiras etapas da educação infantil, visando desenvo...

05/11/2024 às 16h20
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Barros Araújo, em Picos, estão implementando o projeto Ciência para a Vida. A iniciativa, que faz parte da disciplina de Ciências Naturais: Conteúdo e Metodologia, leva temas científicos a escolas municipais por meio de atividades lúdicas voltadas para crianças.

O projeto busca introduzir tópicos como saúde, natureza, animais e preservação ambiental nas primeiras etapas da educação infantil, visando desenvolver a consciência ambiental desde cedo.

A professora responsável pelo projeto, Fabrícia Gomes, explica que para facilitar a absorção dos conteúdos são utilizados métodos lúdicos, como brincadeiras, jogos e contação de histórias. “Acreditamos que é essencial para a formação das crianças que esses temas sejam abordados, mesmo que de forma lúdica, desde a pré-escola”, afirma. Segundo ela, com essa abordagem, assuntos complexos tornam-se acessíveis e o aprendizado, mais eficaz.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto não apenas explora temas de ciências naturais, mas também trabalha questões relevantes para o contexto local, como as queimadas que afetam a região. Nessas atividades, as crianças são incentivadas a compartilhar com suas famílias o impacto ambiental das queimadas e a importância de economizar água nas atividades do dia a dia.

Os alunos que participam da iniciativa escolhem voluntariamente as escolas onde atuarão, geralmente optando por aquelas onde já realizam estágio, o que facilita a integração com a comunidade escolar. Até o momento, o projeto foi realizado em três escolas, com quatro intervenções em uma delas, e duas em outra.

Destacando a importância de estimular a curiosidade natural das crianças, a professora Fabrícia explica que esse traço é também uma característica científica. “Elas fazem muitas perguntas, querem saber o ‘porquê’ de tudo, o que é algo que também define o cientista, alguém movido pelo desejo de entender e explorar o mundo. Então, é muito natural que comecemos a trabalhar ciências desde cedo”, conclui.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários