Geral Casa Civil
CIG-PR lança segunda edição do boletim sobre investimentos do Governo do Estado
Boletim Investimentos em Foco é produzido pelo Centro Integrado de Gestão e Governança, vinculado à Casa Civil do Governo do Estado. Informe apres...
04/11/2024 16h29
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná

O Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR), vinculado à Casa Civil do Governo do Estado, lançou mais um boletim Investimentos em Foco. Criado pelo Escritório de Investimentos, integrante do projeto CIG, o material busca fortalecer a transparência e a eficácia dos investimentos feitos pelo Governo do Paraná. O documento está disponível no site da Casa Civil .

O Investimento em Foco mostra que o Paraná é o segundo estado com o menor tempo para abrir uma empresa. Em setembro de 2024, o tempo médio foi de 9 horas e 57 minutos, enquanto a média nacional é de 24 horas. Em setembro de 2024, foram abertas 25.624 empresas no estado, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) - aumento de 16% comparado ao mesmo período de 2023.

Além disso, entre outros indicadores, o boletim destaca que o rendimento mensal médio real das pessoas ocupadas no Paraná aumentou 6,60%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes. O rendimento das mulheres cresceu ainda mais, com um aumento de 9,07%, acima da média nacional, de 5,60%.

O Investimentos em Foco apresenta as principais ações e investimentos do Governo do Paraná, fornecendo dados atualizados sobre a economia do Estado e transparência nos investimentos públicos. Também trata de temas relevantes, como questões sociais e de sustentabilidade. Por exemplo, o programa de controle de cheias, na área ambiental, que inclui planos, projetos e obras para minimizar os impactos das inundações em diversas regiões.

CIG-PR- O Centro Integrado de Gestão e Governança é uma iniciativa da Casa Civil, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Ele tem como objetivo desenvolver uma nova modelagem de gerenciamento de projetos e políticas públicas, visando a eficiência e a transparência nas ações do Governo do Estado.