Os estudantes da Rede Estadual de Ensino tiveram a chance de discutir o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 em sala de aula. Isso porque uma das temáticas abordadas pelo Desafio Nota 1000, foi “Racismo religioso: o desafio de combater as violências contra religiões de matriz africana no Brasil”. Já o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela elaboração da prova, foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Podem participar do Desafio Nota 1000 estudantes do Ensino Médio ou alunos que tenham concluído os estudos na Rede Estadual no prazo máximo de até dois anos.
Nas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, parabenizou a equipe pedagógica da Secretaria pelo comprometimento com o ENEM. “Imaginem que os estudantes que se dedicaram para participar do Desafio Nota 1000, chegaram na prova e encararam o tema com muita tranquilidade. Existe toda uma equipe preparada para pensar e executar esses programas, como o Se Liga no ENEM, que também promoveu no decorrer de todo o ano letivo uma série de aulas, revisões, lives, aulões itinerantes, em todas as Gerências Regionais. É preciso parabenizar toda a equipe por essa dedicação”, destacou o secretário.
A Paraíba também foi destaque nacional no crescimento de estudantes da Rede Pública que terminam o Ensino Médio este ano e que se inscreveram no Exame. O Estado cresceu de 72,3% para 100% de candidatos inscritos nesta situação. O dado, inclusive, foi evidenciado pelo presidente Lula em suas redes sociais. De acordo com ele, um fator que auxiliou nesse aumento foi o programa Pé-de-Meia. Para o secretário de Educação, esse crescimento também pode ser atribuído aos programas Primeira Chance e Se Liga no ENEM.
“O Primeira Chance oferece a oportunidade de estágio no mercado de trabalho para os estudantes da Rede Estadual, algo que estimula a matrícula, a frequência e a participação dos jovens. Uma maneira encontrada pelo Governo do Estado de envolver os estudantes. O trabalho pedagógico executado pelo Se Liga no ENEM durante todo o ano também, inegavelmente, auxiliou nesse aumento expressivo. Porque os professores, diariamente em sala de aula, nos projetos escolares, incentivaram os alunos a se inscrever no exame, conscientizando da importância da prova para a carreira desses estudantes”, ressaltou Wilson Filho.
Se Liga no Enem- Com 34 mil vagas destinadas a estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e egressos da Rede Estadual da Paraíba, o Se Liga no Enem oferece uma série de recursos para preparação, incluindo estudo orientado noturno ao vivo de segunda a quinta-feira, videoaulas, material de apoio em PDF, simulados com questões autorais no modelo Enem, podcasts transmitidos pela rádio Tabajara e no Spotify, além de atividades como jogos e festivais presenciais em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs).
Desafio Nota Mil- o Desafio Nota 1000 está diretamente ligado ao ensino, produção e avaliação de redações. Desde 2020, o programa já atendeu mais de 25 mil estudantes, corrigindo quase 600 mil redações e proporcionando formação continuada a mais de 800 professores de Língua Portuguesa.