A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) manteve a vice-liderança do ranking nacional de tempo de abertura de empresas em outubro, de acordo com o relatório divulgado nesta sexta-feira (1) . O tempo médio para registro de uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) foi de 9 horas e 46 minutos no mês de outubro, chegando a 10 meses seguidos nessa mesma faixa de 8/9 horas. O Paraná está atrás apenas do Sergipe, que registrou 6 horas e 32 minutos no tempo médio para finalização do processo.
No entanto, o número de processos movimentados pelo órgão nordestino foi 12 vezes menor do que o registrado no Paraná em outubro. Enquanto a Jucepar movimentou 6.684 processos, a instituição do Sergipe processou 536. O Paraná registrou redução de 11 minutos no tempo de abertura em relação ao mês de setembro, com 9 horas e 57 minutos.
Em 3º lugar no ranking apareceu o Piauí, com 11 horas e 6 minutos, seguido da Bahia, com 11 horas e 36 minutos, e do Espírito Santo, com 11 horas e 58 minutos. No Brasil, o tempo médio para abertura de empresas foi de 24 horas. Ao todo, foram movimentados 81.397 processos no País.
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.
Um dos destaques é o tempo de viabilidade do nome, que no Paraná leva apenas dois segundos, enquanto no Amapá e em Roraima chega a levar até 4 horas
O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, destaca que a meta da instituição é continuar trabalhando para reduzir ainda mais o tempo para quem precisa empreender. “Esse tempo reflete o esforço contínuo e a dedicação da equipe da Junta Comercial do Paraná, bem como a eficiência de nossos processos, especialmente em um mês de intensa demanda, com 6.684 processos registrados”, pontua.
Para baixar o tempo, um das buscas de eficiência está em melhorar ainda mais o tempo médio para viabilidade de endereços. “Vale destacar o tempo médio para viabilidade de endereços, que no Paraná está em 7 horas e 54 minutos. Estamos empenhados em reduzir essa métrica para proporcionar uma experiência ainda mais ágil e simplificada aos empreendedores, trazendo os benefícios tanto para os municípios, quanto para todo o Paraná”, diz. Em Santa Catarina, pior do ranking nesse indicador, a viabilidade chega a durar 1 dia e quatro horas.