Uma equipe formada por quatro alunos e uma professora da Escola Estadual (EE) Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na zona norte de Manaus, foi selecionada para a segunda etapa do “Hackaton Pop 2024”, evento voltado para o combate à desinformação sobre mudanças climáticas. Ao todo, mais de 80 equipes de escolas públicas, no âmbito nacional, participaram da primeira etapa. Agora, a equipe “Eco Guardiões” representará a região Norte em Brasília, entre os dias 6 e 8 de novembro.
Ao todo, cinco equipes avançaram para a segunda etapa do “Hackaton”, sendo uma de cada região do país. O “Hackaton Pop” é uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece anualmente com o objetivo de fomentar o enfrentamento à desinformação, conforme previsto no Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência, instituído pelo Decreto 11.754/2023.
A equipe amazonense “Eco Guardiões” é composta pelas alunas: Ana Gabrielle Campos Veras, Beatriz Laranjeira Barroso, Patrielly Mayura Oliveira da Silva e pelo aluno Eduardo Batista da Silva; além da professora Stephane Pires, líder da equipe.
Para a professora a atividade incentiva o protagonismo estudantil, desafiando os alunos a discutirem estratégias quanto ao combate às notícias falsas.
FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O Hackaton tem o objetivo de combater a desinformação em relação às questões climáticas, trabalhando o protagonismo estudantil, a criatividade na solução de problemas e o incentivo ao pensamento crítico ao desenvolver o plano de ação que foi a primeira etapa do projeto”, ressaltou a professora.
De acordo com a professora, o programa tem uma importância fundamental para os alunos pensarem em soluções para as desinformações sobre mudanças de clima no Brasil.
“Incentiva os alunos a pensarem em soluções para combater a problemática estabelecida: ‘Desinformação sobre mudanças do clima’. O que leva os adolescentes a autoria e protagonismo juvenil, além de incentivá-los à criatividade ao pensar numa proposta possível e aplicável”, enfatizou a professora.
Sobre o processo
A primeira etapa aconteceu on-line, onde as equipes precisaram apresentar um plano de ação sobre desinformação e mudanças do clima, além da submissão dos documentos. E a Segunda etapa terá o encontro das equipes participantes com mentores especialistas, que serão indicados pelo Comitê Organizador do Hackaton.
O objetivo é que as equipes aprimorem o plano de ação, apresentado na etapa anterior, e desenvolvam algum dos produtos da solução proposta no plano. A expectativa é de que as equipes apresentem seu trabalho durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O “Hackaton Pop 2024” é é organizado pelo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e Ministério da Educação (MEC), é voltado para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.